Eleição para o Consol tem novo calendário; inscrições para eleitores aposentados e egressos seguem até o dia 31 deste mês

Por meio da consulta, serão escolhidos 18 representantes dos campi Recife, Caruaru e Vitória

A consulta para escolha dos representantes da Universidade Federal de Pernambuco no Conselho Social (Consol) da UFPE tem novo calendário. Até as 20h do dia 31 deste mês, estão abertas as inscrições para docentes e técnicos administrativos aposentados e alunos egressos interessados em participar como eleitores. O procedimento deve ser feito via internet. Por meio da consulta, serão escolhidos 18 representantes (docentes, técnicos e estudantes) dos campi Recife, Caruaru e Vitória para o Consol. A votação inclui a comunidade acadêmica, os servidores aposentados e os discentes egressos.

O novo calendário eleitoral, publicado no Boletim Oficial da UFPE de ontem (14), foi todo modificado, adequando todas as etapas da consulta. Com as mudanças, as inscrições para candidatos a representantes no conselho serão das 8h do dia 10 de agosto às 20h do dia 29 de agosto.

Podem se candidatar, sempre de forma individual, docentes e técnicos administrativos em Educação ativos e aposentados, além de estudantes de graduação, pós-graduação stricto sensu ou programas de residência da UFPE regularmente matriculados e egressos. A inscrição de candidaturas será realizada pela internet.  No caso dos aposentados e egressos, é necessário solicitar previamente a inclusão como eleitores. A relação das candidaturas homologadas será divulgada pela Comissão Eleitoral, no dia 3 de setembro. O período de campanha irá de 9 a 28 de setembro.

Serão eleitos para compor o Conselho Social da UFPE: um representante docente de cada campus; um representante dos docentes aposentados de cada campus; um representante técnico-administrativo de cada campus; um representante dos técnicos administrativos aposentados de cada campus; um representante discente de cada campus; um representante dos discentes egressos de cada campus. Todos os representantes serão eleitos pelos seus pares, observada a respectiva localização de sua unidade de lotação. Caso o eleitor pertença a mais de um dos segmentos, o exercício do direito de voto se limita a apenas uma vaga no Conselho Social.

A votação será realizada das 8h do dia 29 de setembro às 20h do dia 1º de outubro. A consulta será por votação facultativa, em uma única candidatura, por meio do sistema e-Votação UFPE, via internet. Docentes, técnicos administrativos e discentes ativos devem estar com o UFPE ID e o e-mail institucional habilitados (saiba como verificar). Já os docentes e técnicos aposentados e os alunos egressos podem usar outro e-mail.

A apuração dos votos será realizada às 20h do dia 1º de outubro, com transmissão pelo Google Meet. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro. Já o resultado final, após período de recursos, será divulgado em 7 de outubro.

O Normativo Eleitoral, com todas as regras do processo eleitoral, está publicado no Boletim Oficial da UFPE do dia 21 de junho

CONSOL – O Conselho Social é a instância representativa da sociedade, com a função de contribuir, em caráter consultivo, para a definição das políticas sociais institucionais da UFPE. Sua composição de conselheiros conta com representantes da UFPE e da sociedade civil organizada.

Data da última modificação: 19/07/2021, 18:03