Editora UFPE lança campanha de divulgação de acervo de livros eletrônicos

Novo site do órgão suplementar já oferece download gratuito de 83 obras; a previsão é de que sejam 700 até o fim do ano

Em mais uma ação de estímulo à leitura, em especial por conta do isolamento social necessário contra a disseminação da Covid-19, a Editora UFPE iniciou a campanha “e-books para todos”. Com a iniciativa, toda semana um título do acervo de livros eletrônicos será divulgado ao público através das redes sociais do órgão suplementar como sugestão de leitura. O catálogo digital está passando por migração para um novo portal, hospedado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE. Já estão disponíveis 83 títulos e até o final de 2021 o acervo contará com 700 obras digitais, todas com download gratuito.

O site está interligado ao sistema Open Monograph Press (OMP), software de código livre para a administração e publicação de livros, que passará a ser utilizado pela Editora UFPE como programa de gerenciamento administrativo e editorial. A ferramenta, que se encontra em processo de implantação, deverá estar plenamente funcional no segundo semestre de 2021. A página antiga de hospedagem de livros eletrônicos permanecerá ativa por alguns meses até que possa ser completamente substituída pelo novo portal, quando será desativada. A tecnologia utilizada anteriormente demandava atualização para gerenciar a oferta de livros eletrônicos.

“A STI, atendendo à solicitação da Editora, tem nos dado todo o suporte necessário para a migração. Estamos subindo semanalmente os livros eletrônicos do nosso acervo para o novo portal e já dispomos de uma quantidade suficiente de títulos para compor a campanha 'e-books para todos'. Essa ação foi uma maneira que encontramos para compensar um pouco o fato de que nossas remessas de livros físicos se encontram ainda suspensas por conta das medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus. Por enquanto, o público tem à disposição obras eletrônicas gratuitas com publicação mais recente, de 2017 a 2021. Mas até o fim do ano, todo o acervo digital estará disponível”, explica o diretor Diogo Fernandes.

O catálogo de livros digitais reúne obras publicadas por diferentes vertentes da Editora UFPE. Há, por exemplo, exemplares eletrônicos de obras cujas edições em papel já se esgotaram e permanecem, assim, com disponibilidade remota ao público. “Nosso acervo de obras eletrônicas é uma espécie de repositório de livros representativos do conhecimento produzido por professores e alunos da UFPE. O leitor pode encontrar opções muito diversificadas, que incluem estudos sobre artes, saúde, história, política e educação, só para citar alguns exemplos. Esse conhecimento produzido pela UFPE é de toda a sociedade, por isso o acesso é democraticamente gratuito”, explica o editor Artur Ataíde.

SUGESTÃO – Em sua semana de estreia, a campanha “e-books para todos” destaca um livro com título curioso: Se 18 é maior que 2, então 48,18 é maior que 48,2? A obra, organizada por professores e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da UFPE, aborda pesquisas e reflexões sobre ensino de números. A obra é organizada por Rosinalda Aurora de Melo Teles, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, André Pereira da Costa e Luciana Ferreira dos Santos. Baixe gratuitamente o livro.

As reflexões que compõem os textos do livro surgiram do cenário que envolve os números e as diversas operações em diferentes domínios numéricos, especialmente dos naturais e dos racionais positivos. Os textos são de autoria de estudantes de pós-graduação em parceria com docentes, estudantes de graduação participantes do Pibid e concluintes do curso de Pedagogia. A maioria dos capítulos é fruto de trabalhos de conclusão da disciplina "Números e Operações", ministrada no Edumatec.

Um dos aspectos positivos da obra, composta por 16 capítulos organizados em quatro partes, é congregar em torno de um mesmo tema estudos de graduandos, pós-graduandos e também de professores que atuam na Educação Básica, caracterizando a articulação entre os saberes acadêmicos e a prática desenvolvida na escola básica, resultando em um movimento no qual a universidade contribui com a escola básica e a escola básica nutre a universidade. As pesquisas desenvolvidas ajudam a estabelecer relações entre teoria e prática, consolidando a atuação desejada dos programas de pós-graduação na área de ensino.

Data da última modificação: 03/05/2021, 18:40