DRI anuncia novo programa gratuito de mobilidade virtual internacional

A UFPE poderá facilitar o acesso de seus alunos a disciplinas no exterior e também receber matrícula de alunos das universidades parceiras

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE iniciou a operação na Universidade do programa de mobilidade virtual internacional Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior (eMovies), promovido pela Organização Universitária Interamericana (OUI).

O eMovies oferece às instituições participantes uma alternativa aos modelos de mobilidade tradicional na promoção do intercâmbio acadêmico no Ensino Superior, possibilitando que os estudantes cursem gratuitamente disciplinas on-line oferecidas pelas instituições dos 13 países que integram a iniciativa. O programa existe desde 2019 e já disponibilizou mais de 22 mil vagas em 1.300 disciplinas.

Através do eMovies, a UFPE poderá não apenas facilitar o acesso de seus alunos a disciplinas no exterior como também receber matrícula de alunos das universidades parceiras nos cursos ofertados pelos seus docentes. As candidaturas, tanto de estudantes da UFPE quanto estrangeiros, serão tramitadas através da DRI.

“O programa democratiza o acesso à mobilidade internacional, facilitando e ampliando as possibilidades de trocas acadêmicas e culturais. Por outro lado, ele se torna uma vitrine importante para a UFPE, que passa a participar de um catálogo de cursos oferecidos por universidades em todo o continente americano”, afirma Ana Carla Marinato, supervisora do programa na UFPE.

DUAS ETAPAS – A operacionalização do programa na UFPE será dividida em duas etapas. No primeiro momento, serão ofertadas vagas em disciplinas ministradas pelos docentes de todos os campi da UFPE aos estudantes estrangeiros. Conheça a lista dos cursos ofertados pela UFPE.

Na segunda fase, será lançado um edital regulamentando as candidaturas dos discentes da UFPE interessados em cursar as disciplinas de forma virtual em uma das mais de cem instituições participantes. As disciplinas podem ser aproveitadas pelo estudante da UFPE, mediante aprovação prévia do coordenador de seu curso.

POLÍTICA DE MOBILIDADE – A recente adesão da UFPE a programas de mobilidade virtual gerou a necessidade do estabelecimento de políticas específicas para este tipo de intercâmbio. Encontra-se em discussão atualmente uma minuta sobre a política de mobilidade da graduação e pós-graduação que já contém previsões sobre o intercâmbio virtual.

international@ufpe.br

Data da última modificação: 04/06/2021, 15:24