Docente da UFPE será homenageado com a mais alta honraria da Educação Física no Brasil

Henrique Gerson Kohl, o “Tchê”, receberá a medalha em Brasília, no dia 8 de dezembro

O professor Henrique Gerson Kohl, conhecido como “Tchê”, do Departamento de Educação Física da UFPE, receberá no dia 8 de dezembro, a medalha Manoel José Gomes Tubino, a mais alta condecoração do Congresso Nacional voltada à Educação Física. Realizada pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, a entrega das medalhas e dos certificados acontecerá no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados, em Brasília. A honraria Manoel José Gomes Tubino presta uma homenagem aos profissionais de Educação Física que são referência na profissão.

Ele será o 4º profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (Cref12/PE) a receber a medalha. Em 2021, Lúcio Beltrão, Ismael Marques e Yane Marques receberam esta homenagem.

Henrique “Tchê” Kohl é estudioso da capoeira

“Sem palavras para agradecer tamanha honraria que, com convicção, atesto ser fruto da coletividade que segue somando sempre com cada ação em coletividade. Agradeço ao  proponente da honraria, o deputado federal Felipe Carreras, que também é presidente da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, ao Lúcio Beltrão, amigo e presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (Cref12/PE), parceiro e signatário da indicação, dentre outros gestos que muito agradeço, especialmente no âmbito de seguir aprendendo com uma gestão ética, crítica, acessível, democrática e propositiva no âmbito da Educação Física. Aos espaços nos quais trabalhei e sigo trabalhando (UFPE, capoeira). Gratidão imaterial para a respeitável Comissão do Esporte pela aprovação da indicação, dentre outros feitos valorosos e a minha família”,agradeceu o professor Kohl.

Henrique Kohl é conselheiro do Cref12 (2019-2024) e presidente da Comissão de Ética Profissional do Cref12/PE. É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e mestre e doutor em Educação pela UFPE. Tem especialização em História e Cultura Afro-Brasileira. É contramestre de Capoeira. Trabalhou em academias, escolas da rede privada, em instituições de Ensino Superior privadas e públicas, atuando em laboratório de pesquisa, projetos de extensão e demais espaços.

SOBRE A HONRARIA – Manoel José Gomes Tubino (1939-2008) foi presidente da Federação Internacional de Educação Física e do Conselho Nacional de Desportos. Doutor em Educação Física e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foi secretário de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação. É considerado ícone na propagação da educação física como inclusão social. Em seu nome, são homenageados profissionais de educação

Data da última modificação: 17/11/2022, 14:24