Dia do ator, escritores da UFPE, PL 490 e saúde mental foram abordados no Opinião Pernambuco da semana passada

A edição de todos os programas pode ser conferida na íntegra no canal da TVU no YouTube

O programa Opinião Pernambuco, que vai ao ar na TVU, canal 11.1, de segunda a sexta-feira, às 19h30, também pode ser conferido no YouTube. No programa da última terça-feira (10), o ator Adriano Cabral falou um pouco sobre o dia do ator de teatro. Dia 19 de agosto é o dia mundial do ator de teatro, uma das formas de arte mais antigas da humanidade. Mas, apesar de tão especial, a profissão nem sempre é valorizada, e muitos resistem a todos os desafios para se manterem em cena. O convidado foi o ator Adriano Cabral, que já circulou por várias capitais do Brasil e também por outros países: Portugal, Espanha, Panamá, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru. Adriano destaca-se ainda por aliar a dança à interpretação e, recentemente, está participando do projeto Pernambuco Imortal Literatura, como roteirista e intérprete.

Na edição da última quarta-feira (11), o professor de Literatura da UFPE Lourival Holanda comentou o tema “Os Escritores e a Universidade Federal de Pernambuco”. Em 11 de agosto de 1946, foi fundada a Universidade do Recife, marcando o surgimento da Universidade Federal de Pernambuco. A instituição completa 75 anos com um legado imenso em todas as áreas. No programa veiculado no dia do aniversário da UFPE, foi destacado o legado na literatura de ficção, relembrando poetas, romancistas e contistas que passaram pela Universidade, seja como estudantes ou docentes. Desde Rui Barbosa, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardoso até Luzilá Gonçalves, Lucila Nogueira e Xico Sá, entre muitos outros.

Na edição da quinta-feira (12), Paulo Tupiniquim, coordenador-geral da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, falou sobre o Projeto de Lei 490 (PL 490), que está em tramitação no Congresso Nacional. A extinção do uso exclusivo das terras pelos povos indígenas, a permissão de atividades como o garimpo e a mineração e o fim do isolamento de algumas tribos – tudo isso vai ser afetado se os plenários da Câmara e do Senado aprovarem o PL 490. Em junho, o parecer do deputado Arthur Maia (DEM-BA) passou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara por 40 votos a 21.

E na edição da última sexta-feira (13), Igor Lins Lemos, psicólogo e doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE, abordou o tema “Saúde Mental e Redes Sociais”. Artistas, políticos, digital influencers compartilharam mensagens pedindo a aprovação da Lei Lucas Santos. O nome faz referência ao adolescente de 16 anos, filho da cantora de forró Walkyria Santos, que foi encontrado morto, após sofrer com comentários homofóbicos em suas redes sociais. Se aprovada, a lei passará a criminalizar quem cometer ataques de ódio na internet.

Data da última modificação: 17/08/2021, 17:00