Convênio entre UFPE e MPT-PE ganha aditivo para ampliar ações de enfrentamento à Covid-19

A parceria já possibilitou o repasse de R$ 1.476.437,22 do MPT para a Universidade para a realização de ações diversas

Com recursos oriundos das condenações judiciais por infrações e descumprimento das normas trabalhistas e revertidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco para ações de interesse social, a UFPE vai dar novo fôlego às iniciativas que vem adotando no enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Hoje (19), a Universidade, por intermédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade), e o MPT firmaram um adendo ao convênio que formaliza essa parceria e que já possibilitou o repasse de R$ 1.476.437,22 para, entre outras medidas, realização de mais de 75 mil testes, aquisição de equipamentos de pesquisas e conservação de insumos, produção de máscaras de proteção facial e de barreiras para proteção de ambientes de trabalho. O termo aditivo prorroga por mais 12 meses a cobertura do contrato entre as instituições.

Foto: Giovanna Duarte/Fade

Gestores da UFPE, Fade e do MPT-PE celebram a renovação da parceria

Para o reitor Alfredo Gomes, que sempre ressalta a importância de a UFPE ampliar a dimensão de sua função social, o ato consagrado na solenidade simboliza a crença na ciência e na capacidade da Universidade Federal de Pernambuco. “Ter o Ministério Público do Trabalho como parceiro credencia a nossa comunidade acadêmica, que tem muito potencial, mas também tem muita carência de recursos financeiros”, afirma. Segundo a procuradora-chefe do MPT-6, Ana Carolina Rebemboim, também entusiasta dessa reversão de recursos em prol da redução das desigualdades sociais, “a aplicação desses recursos, por meio da UFPE e da Fade, que têm credibilidade local e nacional, amplia uma rede produtiva que traz perspectivas de o Estado se fortalecer para enfrentar a pandemia”.

O vice-reitor Moacyr Araújo, também presente ao evento, junto com a secretária executiva da Fade, Maíra Galdino Pitta, destacou o pioneirismo do MPT que, logo no início da pandemia, foi a primeira instituição que se prontificou a apoiar as ações da UFPE de combate às causas e efeitos da pandemia. “Com a situação de desigualdade no país, a atuação do Ministério Público do Trabalho assume um papel fundamental e, lá atrás, no início da pandemia, ele chegou junto para estabelecermos essa relação de cooperação”, relembrou.

No plano de ações que a UFPE apresentou para substanciar o convênio constam subprojetos para atender demandas como pesquisas sobre diversidades genômicas de cepas de SARS-CoV-2 isoladas de portadores de Covid-19; diagnóstico da Covid-19, fabricação de EPIs e EPCs, produção de escudos faciais, manufatura de válvulas que ajudam na ventilação mecânica, produção e ensaio pré-clínico de vacinas e, ainda, pesquisa sobre caracterização da diversidade celular e resposta inflamatória durante a infecção pelo SARS-CoV-2 e sua correlação com a severidade dessa infecção.

Assista a vídeo sobre ações proporcionadas pelo convênio.

Data da última modificação: 22/02/2021, 16:53