Notícias Notícias

Voltar

Conselho Universitário da UFPE aprova a criação do Litpeg como Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia

Na reunião, o Núcleo Erer também apresentou o Programa de Combate ao Racismo Institucional

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (Consuni-UFPE), reunido virtualmente em sua 5ª sessão extraordinária, hoje (30), aprovou a criação do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, oriundo do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis, criado em 2014. Também neste encontro, os membros do Consuni conheceram o projeto de implantação do Programa de Combate ao Racismo Institucional da UFPE, além de homologarem os nomes que vão integrar o Conselho Social da UFPE (Consol).

Em parecer favorável à transformação do Litpeg em instituto, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, ressaltou que o laboratório já vem funcionando, na prática, de maneira compatível com um instituto, e necessita da definição do seu regimento para funcionar adequadamente. “Vale salientar que o próprio edifício que hoje abriga o Litpeg foi construído com recursos captados para a implantação de instituto interdisciplinar de pesquisa e inovação na área de energia, petróleo e gás”, reforça Carelli. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes.

O plano quinquenal do Litpeg, elaborado pelo seu diretor, professor Paulo Lyra, elenca 27 grupos de pesquisa que atuam no instituto, prevê a participação inicial de 57 docentes, sendo 18 deles bolsistas de produtividade em pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. O Litpeg, segundo o documento, também conta com ampla disponibilidade de espaço físico e com uma carteira de projetos que atesta sua capacidade de captação de recursos para custear e garantir o funcionamento do instituto.

INCLUSÃO – Coordenadora do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE (Erer), a professora Conceição Reis coordenou os trabalhos da comissão que elaborou, entre março e outubro deste ano, a proposta para o Programa de Combate ao Racismo Institucional da UFPE. Também coube a ela apresentar as ideias a serem desenvolvidas em curto (dois anos) e médio prazos (quatro anos), com o objetivo geral de “combater o racismo institucional e as desigualdades que afetam a comunidade acadêmica, garantindo e promovendo os direitos das pessoas negras, indígenas, ciganas e quilombolas, e ampliando sua representatividade em todos os setores da UFPE”.

A proposta, que prevê metas inseridas nos eixos de Pesquisa e Produção de Conhecimento, Formação e Articulação, Inclusão e Aspectos Legais, foi bem acolhida pelos presentes, e o reitor Alfredo Gomes se comprometeu a, oportunamente, levar o plano para que seja aprovado em definitivo pelo Consuni. Mencionando o próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE, Alfredo afirmou: “Se nós, além de aprovar essa proposta, colocarmos em prática, vamos promover uma ruptura institucional para promover relações que são baseadas em conceitos de fraternidade e integração de todos os grupos sociais”.

CONSELHO – Criado em 2018 com o novo Estatuto da UFPE, o Conselho Social (Consol) da instituição também foi tema da pauta da reunião do Consuni, que homologou os nomes dos novos membros escolhidos em eleições on-line, ocorridas em 1º de outubro. A comissão eleitoral, coordenada pelo professor Alexandre Viana Araújo, apresentou o resultado das eleições, que apontam a indicação de docentes e ex-docentes, discentes e ex-discentes e técnicos administrativos e ex-técnicos administrativos dos três campi da Universidade. Na reunião de hoje, o Conselho Universitário ainda escolheu, por aclamação, seu representante para integrar o Consol: a professora Fábia Alexandra Pottes Alves, do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Membros do Consol

Campus Joaquim Amazonas - Recife
Representante dos técnicos administrativos aposentados: Roseane Albuquerque Pessoa
Representante dos discentes egressos: Cezar Gomes da Silva
Representante dos docentes: Bruno Severo Gomes
Representante dos técnicos administrativos: Raab Albuquerque dos Santos Gomes
Representante dos discentes: Vanbaster José de Oliveira

Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - CAV
Representante dos docentes aposentados: Maria Cicilia de Carvalho Ribas
Representante dos discentes egressos: David Filipe de Santana
Representante dos docentes: Ana Wladia Silva de Lima
Representante dos discentes: Eliel Ribeiro Gomes

Centro Acadêmico do Agreste - Caruaru - CAA
Representante dos discentes egressos: Joana Darc da Silva Figueirêdo
Representante dos docentes: Maria Fabiana da Silva Costa
Representante dos técnicos administrativos: Neide Menezes Silva
Representante dos discentes: Luiz Henrique dos Santos

Data da última modificação: 30/11/2021, 16:53