Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública acontece em setembro

Evento ocorre de 21 a 23 de setembro, na modalidade on-line, simultaneamente com a 16ª Semana de Cultura de Paz

O Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública será realizado de 21 a 23 de setembro, na modalidade on-line. O evento, promovido pela Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara e pelo Programa Virtus, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), do Espaço de Diálogo e Reparação e de outras unidades setoriais. As inscrições para ouvintes já estão abertas, e a submissão de resumos de artigos segue até o dia 5 de setembro.

O congresso terá como tema central “Pela construção de uma nova sociabilidade”, e a expectativa dos organizadores é de receber participantes do Brasil e do exterior, ligados à temática dos Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública, tais como pesquisadores, professores do ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, autoridades governamentais, sociedade civil e profissionais liberais. A UFPE oferece apoio institucional ao evento.

Vários professores da UFPE e convidados nacionais e internacionais fazem parte da programação. É o caso de Isabella Moroni e Ivan Cozzi, da ONG Poesias pela Paz-Peace one Day (Itália), que ministrarão a palestra “Importância da Paz no Mundo”, na terça-feira (21), às 15h40. Já Luiz Eduardo Soares, da UFRJ, proferirá a palestra “Segurança e Democracia”, na quarta-feira (22), às 14h, e Renato Pedrosa, do Instituto Terre des Hommes (Suíça), ministrará a palestra “A Justiça Restaurativa como Justiça Restaurativa: um novo paradigma para prevenção de conflitos e atendimento ao adolescente em conflito com a lei”, na quinta-feira (23), às 14h. A programação detalhada pode ser consultada no site do evento

O congresso contará com diversas sessões temáticas de apresentações de artigos, distribuídas em quatro eixos: direitos humanos, econômicos, sociais e culturais; justiça restaurativa e cultura de paz; segurança pública e defesa social; e direito à cidade e à moradia. O evento – que abordará temas como a Lei Geral de Proteção de Dados na UFPE e o direito à cidade e à moradia – terá como homenageados Marielle Franco, padre Júlio Lancellotti e Luigi Tenderini.

Site do Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública

cidhcpsp.submissao@gmail.com

Data da última modificação: 17/08/2021, 11:13