Confira os temas abordados no Opinião Pernambuco na última semana

As edições do programa estão disponíveis na íntegra no canal da TVU no YouTube

No programa Opinião Pernambuco da segunda-feira (11), o apresentador Valdir Oliveira recebeu Deborah Echeverria, diretora da Editora Cubzac e gerente da Rede de Bibliotecas pela Paz, e Schneider Carpeggiani, curador da Bienal do Livro de Pernambuco, para falar sobre o tema Bienal do Livro e acesso à leitura. Como assegurar o contato das pessoas com os livros? Quais os obstáculos para aumentar o público leitor do País? O que se tem aprendido com a experiência de produzir livros em variados formatos para pessoas com as mais diversas características? Tudo isso foi discutido no programa.

Na edição da terça-feira (12), o apresentador Valdir Oliveira abordou o tema Reforma administrativa com os convidados Paulo Rubem Santiago, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Melissa Campos dos Santos, integrante da Coordenação de Formação e Comunicação Sindical da Fasubra. Questões como o significado da PEC 32 e as possíveis consequências para o serviço público do País foram discutidas durante a atração.

Na edição da quinta-feira (14), a jornalista Stella Maris recebeu Rafael Ribeiro, professor de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para um bate-papo sobre o tema Contas no exterior e o conflito de interesse. O Opinião discutiu o vazamento de quase 12 milhões de documentos confidenciais que jogaram luz sobre as fortunas secretas de algumas das pessoas mais influentes e conhecidas do mundo. A investigação, nomeada como Pandora Papers, abriu as portas para a indústria offshore, um mundo de empresas de fachada, de beneficiários ocultos e de possíveis conflitos de interesses.

E, na edição da sexta-feira (15), a jornalista Stella Maris recebeu Liz Ramos, articuladora do projeto Escolas Seguras e Acolhedoras e educadora do Centro de Cultura Luiz Freire, para falar sobre o Dia Internacional da Menina. Comemorada no dia 11 de outubro, a data foi criada em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um marco para o avanço dos direitos das meninas e adolescentes em igualdade de gênero e eliminação de todo tipo de violência.

Data da última modificação: 19/10/2021, 18:56