Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula) tem novas diretoras de comissões

Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, é o presidente da Crula

Com informações da Agência Universitária da Francofonia (AUF)

O conselho executivo da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula), plataforma de intercâmbio e diálogo das instituições membros da Agência Universitária da Francofonia (AUF) na América Latina, se reuniu na segunda-feira (4) para estabelecer o planejamento estratégico para as ações da Crula e suas comissões. O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, é o presidente da Crula.

Comissões foram escolhidas no ano passado, em reunião na UFPE

A reunião deu início ao trabalho das comissões da Crula para 2019. Essas comissões, escolhidas em setembro de 2018, em encontro realizado na UFPE, estão organizadas em torno dos seguintes temas: promoção da língua francesa, culturas francófonas e diversidade linguística e cultural, pesquisa compartilhada e solidária, maior acessibilidade à mobilidade de estudantes, governança de qualidade e impacto da universidade em seu ambiente socioeconômico.

As novas chefes das comissões são a vice-presidente do Conselho Académico da Universidade da Guiana, Sophie Alby (“Promoção da língua francesa, culturas francófonas e diversidade linguística e cultural”), a vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jane Fraga Tutikian (“Pesquisa compartilhada e solidária”), e a diretora da Escola de Estudantes Estrangeiros da Universidade Veracruzana, Celia Cristina Contreras Asturias (“Acesso à mobilidade”).

Além do reitor Anísio Brasileiro, também participaram da reunião o secretário-executivo da Crula e vice-presidente da Universidade de Relações Internacionais da Guiana, Didier Bereau, e o vice-presidente da Crula e reitor da Universidad del Valle, Edgar Varela Barrios. Os diretores regionais da AUF para as Américas, Abderrahmane Rida, e para o Caribe, Saulo Neiva, também reencontraram os participantes para fortalecer os laços com as universidades membros, além de prospectar futuras colaborações.

ENCONTRO - Em setembro de 2018, foi realizada a segunda reunião geral da Crula na UFPE. Trinta instituições de dez países da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiana Francesa, México, Peru e Uruguai – se reuniram em Recife para estabelecer um cronograma de ações a serem realizadas em conjunto. Na ocasião, o reitor da UFPE foi reconduzido ao cargo de presidente. A primeira assembleia geral da Crula foi realizada em Bogotá, na Colômbia, em 2017.

Data da última modificação: 06/02/2019, 13:14