Notícias Notícias

Voltar

Com participação de estudante do CAp, aplicativo Nutrie está na final do Technovation Girls

Alunas do Recife e Brasília formam a única equipe brasileira na categoria sênior, de 14 a 18 anos, a participar da competição internacional

A estudante Marília Luz, do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), faz parte do time criador do aplicativo Nutrie, finalista da competição internacional Technovation Girls.A iniciativa prepara garotas (de 10 a 18 anos) para se tornarem empreendedoras e líderes de tecnologia. Com o apoio de mentores voluntários, as meninas trabalham em equipes para codificar aplicativos móveis que tratam de problemas do mundo real. O evento será na quinta (12) e sexta-feira (13) e será possível assistir gratuitamente. Também será aberta uma votação on-line para a escolha do público. 

“O objetivo era criar um aplicativo que ajudasse a resolver um problema da sua comunidade, e levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, então tivemos que programar, construir um plano de negócios e preparar uma apresentação Pitch para a nossa ideia. No nosso caso, fizemos o aplicativo Nutrie, que tem o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e tornar acessível o conhecimento sobre alimentação saudável para as crianças, e assim amenizar a obesidade infantil (que é um tipo de má nutrição que consta no objetivo 2.2 das ODS)”, explica Marília.

O aplicativo busca disseminar, de forma lúdica, o conhecimento e a consciência sobre uma vida saudável e proporciona as condições necessárias para mudar esse cenário. É composto por três recursos que se envolvem com o processo de aprendizagem da criança: rastreador de hábitos, testes e desafio da pirâmide alimentar, por meio de personagens e cores. Além de Marília, fazem parte da equipe as alunas Marina Levay, Giovanna Kanitz, Ana Gabriela Teodoro e Ana Luiza Tristão, de Brasília. Elas foram orientadas por Giovanna Viana Mundstock Freitas e Bianca Filtre Lima.

Marília explica que elas formam a única equipe brasileira na categoria sênior, de 14 a 18 anos, a participar da competição internacional. “Como finalistas, fomos convocadas para participar do World Summit. As equipes selecionadas vão apresentar suas ideias, haverá palestras e workshops e ainda a divulgação do resultado: a equipe vencedora e algumas premiações especiais. Normalmente, essa era a única etapa presencial do Technovation, na Califórnia, porém, por conta da pandemia, está sendo virtual desde 2020”, explica. Confira o vídeo sobre o aplicativo (em inglês). 

Data da última modificação: 11/08/2021, 20:30