Colégio de Aplicação tem seu melhor desempenho na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipes conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze na competição

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve ótimo desempenho na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) , conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Esta foi a edição em que a escola conquistou mais medalhas. Pernambuco foi o estado com maior número de medalhas do Brasil: foram 17, sendo três de ouro, seis de prata e oito de bronze. O resultado do evento, realizado de forma remota, foi divulgado no domingo (12).

Cada grupo no CAp é composto por três estudantes a partir do 8° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. As equipes foram orientadas pelo professor de História Diego Carvalho da Silva, que vem realizando esse trabalho desde 2018, quando o colégio conquistou a primeira medalha de bronze. “Temos construído uma cultura dentro da escola para engajar os alunos”, conta. A ação tem dado resultado, pois a participação do colégio vem crescendo a cada ano: dos 414 grupos finalistas, 20 eram do Colégio de Aplicação da UFPE.

Para o professor, a conquista reforça a importância do ensino público de qualidade e de estimular a capacidade crítica dos jovens, que obtiveram êxito mesmo com todas as dificuldades do momento da pandemia. “É importantíssimo neste momento de tantos cortes na educação”, destaca. A Olimpíada, que é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), este ano precisou do apoio de uma ação para arrecadar fundos para ser realizada. Tem a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. De acordo com os organizadores, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes este ano. A competição teve início em maio, com a realização de seis fases on-line em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.

ONHB-A - Os organizadores avisam que as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A) , uma versão da competição aberta ao público e que prevê diferentes modalidades de participação, vão até o próximo dia 24. “O objetivo da iniciativa é ampliar o projeto para pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas têm interesse em conteúdos sobre História do Brasil e atualidades que são oferecidos na prova da ONHB”, explicam.

Data da última modificação: 14/09/2021, 21:09