Colégio de Aplicação da UFPE tem 20 equipes finalistas na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Entre as equipes, está a “SerTão Mulher”, que conquistou a maior nota (3.748,23) entre as escolas públicas de todo o Nordeste nesta edição

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem 20 equipes na final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O número é um recorde para o CAp e representa, ao todo, 60 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A prova final acontece, em agosto, pela internet. Essa etapa do evento, que é realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terá a participação de 415 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O CAp chega à etapa final com destaque. Além de bater o seu próprio recorde de equipes finalistas, uma delas (chamada “SerTão Mulher”) conquistou a maior nota (3.748,23) entre as escolas públicas de todo o Nordeste nesta edição. “No ano passado, fomos para a final com 11 equipes e já tinha sido o maior número, até o momento. Então, conseguimos ir além este ano [2021]”, diz o professor de História Diego Carvalho da Silva, orientador das equipes do CAp.

Ao todo, Pernambuco conta com 82 grupos na final da 13ª ONHB, incluindo os do CAp. É o estado brasileiro com o maior número de equipes finalistas. Por região, o Nordeste tem a maior quantidade de equipes na final: 285 grupos.

Este ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, foram realizadas seis fases on-line, com duração de uma semana cada, e a última etapa foi encerrada no dia 12 deste mês. A prova para os finalistas será realizada, no dia 16 de agosto, e a cerimônia de premiação virtual será em 12 de setembro.

Data da última modificação: 18/06/2021, 16:37