Cientistas propõem nova teoria para explicar a relação dos seres humanos com a natureza

Um dos autores do trabalho é o professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O artigo “Social-Ecological Theory of Maximization: Basic Concepts and Two Initial Models” traz uma nova e promissora teoria que sugere existir algumas regras universais que conduzem os seres humanos na sua interação com a natureza: a “Teoria Socioecológica da Maximização”. O trabalho está publicado na Biological Theory (edição do dia 11 deste mês), revista internacional dedicada aos campos da Filosofia da Biologia, Evolução e Cognição, publicada pela Springer, uma das mais importantes editoras científicas do mundo. Um dos autores do trabalho é o professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica da UFPE.

Também são autores do artigo os professores Washington Soares Ferreira Júnior (Universidade de Pernambuco), Patrícia Muniz de Medeiros e Rafael Ricardo Vasconcelos da Silva (ambos da Universidade Federal de Alagoas), Taline Cristina da Silva (Universidade Estadual de Alagoas) e Thiago Gonçalves Souza (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Baseada em conceitos do campo da Ecologia e Evolução, a premissa básica da teoria é que as pessoas, ao longo do tempo, constroem sistemas socioecológicos –resultado da interação de sistemas socioculturais e a natureza – para favorecer sua sobrevivência em diferentes ambientes (inclusive nos ambientes urbanos). Segundo o professor Ulysses Paulino de Albuquerque, a teoria afirma que a construção e a funcionalidade dos sistemas socioecológicos são impulsionadas pela seleção de estratégias mediadas por mecanismos cognitivos e comportamentais que favorecem a sobrevivência de grupos humanos em suas interações em diversos contextos ambientais.

Albuquerque argumenta que essa teoria utiliza modelos conceituais flexíveis, que são abertos a novas hipóteses, que podem ser testadas para colaborar com o desenvolvimento dessa que é a primeira teoria da ciência etnobiológica moderna.

Professor Ulysses Paulino de Albuquerque

ulysses.albuquerque@ufpe.br