Campanha “E-books para todos” da Editora UFPE divulga publicação sobre oficinas pedagógicas para a educação básica

A obra é iniciativa do Programa Residência Docente nas Ciências (Redec) da UFPE

A campanha “E-books para todos” da Editora UFPE completa um mês e apresenta como sugestão de download um título relacionado à atividade docente na educação básica: “Caderno de oficinas da Redec: desenvolvendo atividades encantadoras e inovadoras nas vivências formativas”. Organizada por Marcela Karolinny da Silva Costa, Fredson Murilo da Silva, Marcos Alexandre de Melo Barros e Maria de Fátima Santana, a publicação é o terceiro e mais recente volume produzido pelo Programa Residência Docente nas Ciências (Redec) da UFPE, uma experiência pioneira em Pernambuco de integração entre a Universidade, secretarias municipais de educação e escolas públicas e privadas.

O terceiro caderno de oficinas é fruto do trabalho desenvolvido por licenciandos residentes em vivências formativas realizadas no período de agosto a dezembro de 2019, durante o exercício de uma parceria com o município de Glória do Goitá. Compõe o conteúdo da publicação eletrônica o conjunto das ações produzidas pelos residentes em formato de oficinas para os estudantes. As atividades descritas foram elaboradas para atender as turmas dos anos finais do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As atividades são criações dos autores, que tomam como apoio sites, vídeos, entrevistas, documentários, artigos e livros para construir estratégias que se adéquem às demandas das instituições de ensino. Esse conjunto de fontes fundamenta as atividades, que são apresentadas a partir de uma breve introdução sobre o conceito principal, seguida dos conteúdos e objetivos pedagógicos envolvidos. Entre as temáticas abordadas, estão: “Ciência, interdisciplinaridade e ludicidade”, “Encantamento e ciências: o prazer de aprender”, e “Educação lúdica como estratégia de combate ao Aedes aegypti”.

Os dois volumes anteriores dos Cadernos de Oficinas da Redec, publicados em 2020, também estão disponíveis gratuitamente para download no portal de livros eletrônicos da Editora UFPE. O Volume 1 dedica-se a atividades desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação de Feira Nova e o Colégio Souza Leão de Jaboatão dos Guararapes. Já o Volume 2 aborda a EJA através de ações realizadas com o apoio da Escola Municipal Padre Nicolau Pimentel de Feira Nova.

Data da última modificação: 24/05/2021, 12:56