British Council oferece programa de capacitação para impulsionar carreiras de mulheres em ciência e tecnologia

Iniciativa é voltada para instituições com pesquisadoras das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Da assessoria do British Council

Já está no ar a nova fase do edital Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas, iniciativa do British Council que vai promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais para mulheres avançarem suas carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Serão selecionadas até oito instituições que poderão oferecer às suas profissionais um programa de capacitação exclusivo, criado pelo British Council – as inscrições ficam abertas até dia 1° de junho no site.

Podem se candidatar ao Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas instituições de todo o Brasil, como universidades públicas e privadas, ONGs, organizações da sociedade civil, museus de ciências, empresas e escolas de tecnologia, instituições de apoio acadêmicas e de apoio à pesquisa. As organizações devem contar com mulheres pesquisadoras e/ou profissionais e empreendedoras das áreas STEM em seus quadros. As instituições selecionadas devem replicar o curso on-line em até sete meses, entre agosto e fevereiro de 2023.

O conteúdo da formação, desenvolvido exclusivamente para o edital, permite adaptações e customizações a partir da seleção dos diferentes módulos. As atividades serão realizadas em ambiente virtual com momentos síncronos e assíncronos, e contam com vídeos, entrevistas com experts no setor, estudos de casos e mentorias para desenvolvimento de habilidades em áreas como liderança, diversidade, empreendedorismo, redes e parcerias, mentoria e presença digital.

As instituições que quiserem participar do edital devem ter como público-alvo para a capacitação pessoas que se identificam como mulheres, e sejam pesquisadoras e/ou profissionais ou empreendedoras das áreas STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), nacionais ou residentes no Brasil, que tenham conhecimento mínimo da língua portuguesa equivalente ao nível B2 (CEFR).

Cada instituição selecionada poderá replicar o treinamento para entre 20 e 40 mulheres e será responsável por acompanhar o engajamento e desenvolvimento das participantes ao longo do curso.

MULHERES NA CIÊNCIA – A iniciativa Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas faz parte do Programa Mulheres na Ciência (Women in Science) do British Council, que busca o fortalecimento de vínculos entre mulheres na Ciência e Tecnologia no Brasil e com o Reino Unido, nos âmbitos individual e institucional. Iniciado em 2018, o programa tem uma abordagem focada em mudanças sistêmicas e visa a construção de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais, oferecendo apoio a pesquisadoras por meio de programas de treinamento e mentoria.

“Nosso principal objetivo com as ações do Mulheres na Ciência é colaborar para o desenvolvimento de um ambiente encorajador, que estimule a criação de um ecossistema com maior participação das mulheres em carreiras em Ciência e Tecnologia,” afirma Vera Oliveira, gerente sênior de Educação Superior do British Council no Brasil.

BRITISH COUNCIL – O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.
Data da última modificação: 13/05/2022, 17:37