Artigo de estudantes do curso de Gestão da Informação da UFPE é premiado em evento regional

Alunos foram orientados pela professora Nadi Presser, do Departamento de Ciência da Informação do CAC, também autora do artigo

As dificuldades informacionais que impedem o uso facilitado da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco são apresentadas em artigo de estudantes do curso de Gestão da Informação da UFPE. O trabalho aborda a aplicação de métodos da qualidade total na gestão de informações e destaca-se ao tratar de temas relacionados à qualidade da informação e ao trazer, em sua análise, os editais da Lei Aldir Blanc PE 2021. O artigo foi premiado, em março, na categoria Artigo Completo do XXV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação (EREBD), organizado em Teresina (PI) e com atividades em formato remoto.

Intitulado “A Aplicação de Métodos da Qualidade Total na Gestão de Informações – o caso da empresa de produção cultural Terno da Mata”, o trabalho tem autoria dos estudantes Kárin Silva, Francisco Fabiano Barros de Souza, Lucas Pereira, Maebson Gonzaga, Janaina Costa e Céli Farias. A professora Nadi Presser, do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, é a orientadora e também assina o trabalho.

O artigo analisa a qualidade da informação, dando destaque à qualidade da acessibilidade e à qualidade representacional. A primeira, focada na plataforma Mapa Cultural PE, tratou sobre a qualidade, a facilidade e a eficiência que o usuário teve ao navegar na plataforma para submeter os editais. A segunda abordagem, dedicada ao estudo dos editais LAB PE 2021, considerou atributos como as informações presentes nos editais, analisando se as mesmas foram de fácil interpretação e se possuíam clareza ao público para o qual se destinam.

Foram aplicados testes de usabilidade para avaliar a plataforma Mapa Cultural PE. A partir da construção de um gráfico, conhecido como Diagrama de Pareto, os autores apontaram as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários, com destaque para travamento do site, site fora do ar e lentidão do sistema. Com os resultados apresentados no diagrama, é possível desenhar estratégias para mitigar as lacunas existentes na plataforma.

DIFICULDADES DE ACESSO – Segundo os autores, o desenvolvimento do artigo foi inspirado no grito dos profissionais da cultura (artistas, produtores, mestres da cultura popular e gestores culturais) sobre as dificuldades de acesso e submissão nos editais na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. Conforme avaliado no trabalho, o site Mapa Cultural possui dificuldades informacionais de caráter de acessibilidade que impediram o uso facilitado da plataforma.

Além disso, as exigências presentes nos editais LAB PE 2021 apresentaram incompatibilidade com a proposta da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), que nasceu com o objetivo de atender, em caráter emergencial, profissionais da cultura afetados pela pandemia da covid-19. Essa lei tem autoria da deputada federal Benedita da Silva, com relatoria da deputada federal Jandira Feghali.

“Como pesquisador da área da Ciência da Informação, acredito no acesso à informação como direito humano. A pesquisa foi inspirada na possibilidade de gerar melhorias nas próximas edições deste edital ou similares”, afirmou Francisco Fabiano Barros de Souza. Kárin Albuquerque destacou que mestres e mestras da cultura popular não teriam condições de fazer uso da plataforma e acessar os editais sem apoio de produtores culturais ou de pessoas que possuíssem o mínimo de conhecimento em tecnologias.

Na visão dos autores, este trabalho acadêmico revelou-se como um possível indicativo de quais ações de melhorias podem ser utilizadas pelo estado nas ferramentas e nos métodos atualmente disponibilizados para aplicação da Lei Aldir Blanc. A adoção de tais melhorias pode impactar diretamente toda a cadeia produtiva cultural do estado, sobretudo a camada da sociedade com baixo conhecimento ou sem acesso às ferramentas tecnológicas.

EREBD 2023 – A edição de 2023 do Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação será realizada na UFPE. A data do evento está em fase de definição.

Francisco Fabiano Barros de Souza

francisco.fabiano@ufpe.br