Notícias Notícias

Voltar

Artigo aborda otimização da concentração de Na2O de ativadores alcalinos em misturas à base de escória ativada

Equipe do LabTag verificou a influência da concentração de Na2O nas propriedades mecânicas e microestruturais de misturas à base de escória ativada

O artigo científico “Optimizing the concentration of Na2O in alkaline activators to improve mechanical properties and reduce costs and CO2 emissions in alkali-activated mixtures”, elaborado por membros do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag), vinculado ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv) da UFPE, foi aceito para publicação na Construction and Building Materials, periódico internacional de alto impacto na área de Construção Civil (Qualis A1). Essa revista é dedicada à investigação e aos usos inovadores de materiais de construção e reparo, num momento em que todos os profissionais da área são incentivados a otimizar o uso de novos materiais e tecnologias.

O doutorando em Engenharia Civil Victor Marcelo Estolano de Lima é o autor principal da pesquisa, que contou com a colaboração da aluna de doutorado Priscilla Basto e orientação do professor Antônio Acácio de Melo Neto, todos integrantes do LabTag/Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE, além da pesquisadora Mariana Alves Henrique e da professora Yeda Medeiros de Almeida, que são vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGMTR) da UFPE.

O estudo de ligantes álcali-ativados vem aumentando em todo o mundo pelo fato de o material ser menos poluente que o cimento Portland, que é comumente utilizado na construção civil atualmente. O artigo avalia os efeitos da concentração de Na2O em ativadores alcalinos (silicato e metassilicato de sódio) nas propriedades físicas, mecânicas e microestruturais de pastas e argamassas à base de escória ativada. O estudo contou com ensaios de resistência à compressão e flexão, absorção de água, densidade, termogravimetria, difração de raios-X, espectroscopia de infravermelho e microscopia eletrônica de varredura, a fim de se obter uma completa compreensão acerca dos fenômenos envolvidos. Também foi realizada uma análise de custos e emissões de CO2 para avaliar a sustentabilidade econômica e ambiental. A conclusão foi que os teores que melhor aliaram desempenho mecânico e sustentabilidade foram 4.5% e 6% de Na2O nos ativadores estudados, portanto, estes são os teores que viabilizam a utilização dos materiais álcali-ativados à base de escória ativada.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE
(81) 2126.8977

ppgec.atendimentoalunos@ufpe.br
ppgec.secretaria@ufpe.br 

Data da última modificação: 29/06/2022, 18:35