Aprovadas Políticas de Segurança Institucional e de Segurança da Informação da UFPE

Ambas as resoluções entram em vigor no dia 1º de agosto

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estabeleceu as Políticas de Segurança Institucional e de Segurança da Informação. As duas resoluções que tratam dos temas foram aprovadas, no dia 21 deste mês, pelo Conselho de Administração (Consad) e publicadas, no mesmo dia, no Boletim Oficial da UFPE (download aqui). Ambas as resoluções entram em vigor no dia 1º de agosto.

A Resolução nº 04/2022 dispõe sobre a Política de Segurança Institucional (PSI) da UFPE. O objetivo é integrar as ações de planejamento estratégico e de execução das atividades de segurança no âmbito da UFPE, garantindo, assim, o pleno exercício das suas atividades.

Conforme esse documento, a Política de Segurança Institucional da Universidade dialoga com a concepção da segurança cidadã na estrutura, nas diretrizes e nas obrigações referentes à segurança institucional em seus diversos aspectos, tais como: estratégicos, estruturais e organizacionais, servindo como eixo norteador para elaboração dos demais documentos normativos referentes à segurança.

A resolução apresenta conceitos em segurança institucional; atividades de segurança; composição do sistema integrado de segurança institucional; entre outros aspectos.

Já a Resolução nº 05/2022 estabelece a Política de Segurança da Informação (Posin) da UFPE, a qual institui as orientações e diretrizes corporativas gerais de segurança e controle dos ativos de informação da UFPE ou sob sua guarda, objetivando sua proteção e a prevenção de responsabilidade legal para todos os usuários.

A Posin irá se alinhar às estratégias da UFPE e terá por objetivo garantir os princípios de segurança das informações produzidas ou custodiadas pela UFPE, abrangendo aspectos físicos, tecnológicos e humanos da organização. A política é um dos instrumentos normativos da estrutura da segurança da informação da UFPE junto com as Normas de Segurança da Informação e os Procedimentos de Segurança da Informação.

Essa resolução apresenta conceitos e definições; atributos e princípios; diretrizes gerais; sanções e penalidades; competências e responsabilidades. O documento deverá ser revisado e atualizado a cada dois anos, a contar da sua vigência ou quando identificada a necessidade pelo Comitê de Tecnologia da Informação e de Comunicação (CTIC).

Data da última modificação: 26/07/2022, 17:01