Alunos da UFPE desenvolvem projeto para aliviar o estresse emocional de cuidadores de idosos e conquistam 2º lugar em competição mundial

A competição aconteceu no principal simpósio internacional de circuitos e sistemas

Equipamento foi desenvolvido por estudantes do CIn e do CTG

Alunos da UFPE conquistaram o 2º lugar na competição mundial IEEE CASS Student Competition 2021. Com o nome Herói Cuidador, Luisa Cavalcante, Ítalo Leça e Lucas Moraes, estudantes de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn), junto com André Campos, aluno de Engenharia da Produção, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), desenvolveram um projeto para aliviar o estresse emocional de cuidadores de idosos através de um sistema “vestível” capaz de detectar fadiga muscular e mal posicionamento da coluna. A equipe foi orientada pela professora Edna Barros, do CIn-UFPE; pelo educador físico Jonathan Andrade; e pela fisioterapeuta da Associação Brasileira de Alzheimer Adriana Miranda. O resultado final da competição foi divulgado no dia 26 de maio.

A CASS Student Design Competition é uma competição mundial onde estudantes de graduação planejam e executam projetos em Engenharia Elétrica e áreas relacionadas. O foco deve ser encontrar uma solução para um problema da vida real baseado em circuitos e sistemas. A etapa mundial ocorreu durante o ISCAS 2021 (IEEE International Symposium on Circuits and Systems) de forma on-line por causa da pandemia e teve somente a equipe do Herói Cuidador representando a América Latina.

A IEEE CASS Student Competition ocorre em três fases, nas quais os alunos são desafiados a idealizar, prototipar e validar um sistema embarcado que resolve um problema real e relevante da sociedade. Lucas explica que, na construção do protótipo, o grupo utilizou a placa ESP32 para a identificação dos movimentos, juntamente com sensores de giroscópio, e fez uso de eletromiografia para a detecção dos impulsos nervosos enviados para o músculo do cuidador. “A equipe também desenvolveu um aplicativo em Android Studio, visando fornecer informações importantes para o cuidador, além de possibilitar a calibração da cinta”, completa.

Para Edna Barros, essa é uma conquista relevante para o CIn porque “é mais uma de nível internacional que nos destaca e é realizada durante a principal conferência da Sociedade de circuitos e sistemas IEEE”.

A demonstração do projeto idealizado pela equipe Herói Cuidador pode ser conferida aqui.

Luisa Cavalcante

lncc@cin.ufpe.br