Abertas inscrições para capacitação em valorização de bioprodutos sustentáveis

O Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) e o Laboratório Multiusuário de Água, Energia e Tecnologia Ambiental (Lameta), ambos ligados a da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Empresa de Tecnologia e Consultoria em Engenharia Sustentável do Brasil LTDA (ETCBIO), recebem inscrições, até amanhã (17), via plataforma Sympla para o curso Capacita-Bio “Capacitação e atuação de profissionais na área de valorização de bioprodutos sustentáveis: atendendo demandas de mercado”. Os encontros acontecem de 20 a 30 deste mês, das 17 às 19h, de forma síncrona, e das 19 às 21h, de forma assíncrona. As atividades on-line acontecem por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom.

O programa visa formar profissionais para atuação em processos de obtenção de biogás a partir de resíduos orgânicos. A carga horária total da capacitação é de 32 horas. São disponibilizadas dez vagas gratuitamente preenchidas por ordem de chegada. Como há atividades presenciais, por motivo de segurança, as vagas são limitadas. O pré-requisito para se inscrever no curso é ter Ensino Médio completo e, pelo menos, um ano de experiência na área de bioprocessos. Candidatos graduados ou graduandos devem comprovar disciplinas cursadas na área de bioprocessos.

Os alunos com os melhores desempenhos nas avaliações da capacitação e presença mínima de 80% vão ser entrevistados e os três mais bem avaliados, selecionados para realização de atividades de extensão de forma presencial. As atividades têm duração de três meses e acontecem entre outubro e dezembro. A carga horária vai ser de 20 horas semanais com direito a bolsa no valor de R$ 500 (valor final). Assalariados e bolsistas não vão poder concorrer às vagas da atividade de extensão.

As atividades de extensão vão ser desenvolvidas em três temas: mercado potencial de produção de biogás a partir de resíduos (de forma presencial na empresa ETCBIO); engenharia de processo de produção de biogás a partir de resíduos (de forma presencial na empresa ETCBIO); e produção de hidrogênio e biogás a partir de resíduos (a maior parte do tempo, remotamente).

A iniciativa tem financiamento da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e colaboração da empresa Eco Erneuerbare Energien GmbH.

Data da última modificação: 16/09/2021, 16:32