12ª Bienal da UNE acontece em maio em formato digital

Festival de Arte tem inscrições abertas para oito áreas, com a estreia da mostra de jogos digitais

Da assessoria da UNE

A 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes terá sua programação de mostras e atrações de 19 a 23 de maio. O lançamento do Festival acontece em um “ato-show” , no dia 27 de abril, com transmissão do Theatro Municipal, em São Paulo. “A decisão de manter o festival este ano, que sempre foi associado à reunião de milhares de estudantes de todo o país, tem o objetivo de incentivar a produção artística universitária e de estudantes nesses tempos difíceis e reafirmar a importância de resistir ao cenário político com cultura”, explica Iago Montalvão, presidente da UNE.

A 12ª edição tem como tema central “Brasil, um povo que resiste”, que homenageia os cem anos da Semana de Arte Moderna e convida a desenhar coletivamente um Brasil antropofágico, democrático, um país legítimo, pintado de “nois”: a juventude. E exaltará a cantora Elza Soares como o “Brasil que deu certo”, espelho de vitórias e representatividades.

MOSTRAS & INSCRIÇÕES – A Bienal da UNE conta com sete mostras: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Audiovisual, Literatura, Projetos de Extensão, Ciência e Tecnologia e, nesta edição, estreia a de Jogos Digitais. Estudantes devidamente matriculados no Ensino Médio, Superior e pós-graduação poderão se inscrever gratuitamente em todas as categorias. A participação na Bienal conta como atividade complementar, totalizando 40h. As inscrições são gratuitas e são realizadas pelo site.

O festival é uma realização da UNE, ANPG e Ubes, entidade secundarista que nessa edição terá uma programação especial dentro da Bienal para os estudantes de escolas técnicas.

O Lado C, atividade que convencionalmente leva participantes para conhecerem diferentes realidades nas cidades sede da Bienal, este ano também terá um novo formato. A atividade vai mostrar esse olhar das periferias brasileiras por meio de gravações de diferentes projetos sociais espalhados pelo Brasil.

BIENAL – A Bienal da União Nacional dos Estudantes é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição.

A programação reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais.

A primeira Bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador (BA), e a última edição, em 2019, retornou à capital da Bahia para celebrar 20 anos de mapeamento e difusão da produção artística estudantil. A ocasião também relembrou a refundação da UNE, 40 anos depois de ter sido desmantelada pela ditadura militar. Em 2019, passou também a ser realizada em conjunto com as entidades estudantis Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).

Ao longo desses 20 anos, o festival já passou também pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Olinda e contou com a presença de figuras ilustres como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.

Data da última modificação: 07/04/2021, 15:29