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1° Simpósio Popfilia: “Que pop é esse que nos habita?” divulga a programação do evento

O simpósio será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, via YouTube e Zoom

A primeira edição do Simpósio Popfilia: “Que pop é esse que nos habita?” divulgou a sua programação esta semana. O evento, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 deste mês, contará com palestras abertas ao público, que acontecerão no canal da UFPE no YouTube, e debates fechados na plataforma Zoom para os apresentadores e ouvintes inscritos. O simpósio é uma realização do GruPop (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop), sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGPOR) da UFPE. O grupo tem dez anos de existência e é coordenado pelo professor Thiago Soares.

O evento visa a formular um ambiente de debates que reúna discussões sobre os diversos aspectos corporais da música nas culturas pop, dialogando sobre as dinâmicas identitárias, materiais, midiáticas e performáticas dos corpos envolvidos por culturas compreendidas pela ampla valise do pop. Assim, pretende-se colaborar para o fortalecimento da rede de pesquisas em Comunicação e Cultura Pop no Brasil.

Programação

28/06

10h - “Broadcast with me: prácticas de ‘prosumo’ musical en la era TikTok”, por Eduardo Viñuela (Universidad de Oviedo)
Mediação: Mariana Lins (UFPE)
Local: YouTube UFPE Oficial

14h - Mesa “O Algoritmo que nos Habita”
Local: Plataforma Zoom
“Tik Tok, Doja Cat e o Viral: um estudo de caso sobre o impulsionamento do álbum Hot Pink na plataforma”, por Arthur Lafayette (UFPE);
“O pop não poupa ninguém, inclusive os algoritmos?: a percepção de usuários de Spotify sobre a mediação musical por meio de algoritmos”, por Danilo Postinguel (ESPM-SP) e Wesley Moreira Pinheiro (ESPM-SP);
“Da Hallyu ao ativismo K-Popper: os mecanismos e as táticas em plataformas digitais”, por Virgine Borges de Castilho Saporan (Unisinos);
“Música pop no stream: transformações de experiências de consumo de música a partir das plataformas de games”, por Janaína Oldani Casanova (UFBA).

15h - Mesa “Trecos & Maquinários”
Local: plataforma Zoom
“OK Computer e as modulações entre o analógico e o digital: tecnologia e cultura no final do século XX”, por Luiz Filipe da Silva Correia (USP);
“A construção da identidade do fandom no contexto da Cultura Participativa: uma análise do uso de lightsticks no k-pop", por Renata Calonego (Unesp) e Luiza Hupfer Werlang (UFPR);
“Enegrecendo as tecnologias: propostas teórico epistemológicas para pensar as tecnologias nos estudos de som e música”, por Gabriel Albuquerque (UFPE).

18h - Mesa “Divas Nipônicas?”
Local: plataforma Zoom
“Luz, câmera, nação: Kyary Pamyu Pamyu e a fabulação da identidade na música pop japonesa”, por Josieldo Pereira (USP);
“Tecno-orientalismo e cultura pop: perspectivas sobre a niponização da performance ocidental”, por Amanda de Morais Silva (UFPE) e Suéllen Sulamita Gentil de Oliveira (UFPE);
“Hatsune Miku: a despersonificação do idol”, por Amanda Katarina de Santana Serafim (UFPE) e Camila de Sousa Machado (Unicap).

19h - Mesa “Como Ser Poc”
Local: plataforma Zoom
“Festas, trajes e multiculturalidades na passarela: o Parade of Nations do Miss Universo e as amizades das nações”, por Leonardo Caballero Piza (Universidad Industrial de Santander);
“Tem que ser real: realness e performatividade na cultura ballroom”, por Lúcio Souza Ferreira da Silva (UFPE);
“Aproximações entre performance e maquiagem: uma revisão bibliográfica”, por Gabriela Beatriz Ferraz de Moura (UFG) e Lara Lima Satler (UFG);
“Paródias brasileiras de Lady Gaga: cultura pop e resistência política”, por Caio Amaral da Cruz (UFBA).

29/06

10h - Mesa Especial “Lives Alives”
Mediação: Thiago Soares (UFPE)
Local: canal YouTube UFPE
“Alive On-line: as singularidades das ecologias das lives musicais brasileiras na plataforma YouTube em tempos de pandemia”, por Jeder Janotti Júnior (UFPE) e Victor Almeida (Ufal);
“É live ou ao vivo?: pensando as apresentações ao vivo de música durante a pandemia do Covid-19 por possível categoria de produto midiático”, por Bruno Nogueira (UFPE).

11h30 - Mesa “Audiovisual e Dissidências”
Local: plataforma Zoom
“O pop e a subversão política em ‘The Untamed’: astros da música em dramas televisivos chineses”, por Guilherme William Udo dos Santos (Centro Universitário Belas Artes-SP) e Tatiana Machado Boulhosa (Centro Universitário Belas Artes-SP);
“A estética do Sassiverso: as textualidades dos videoclipes de Felipe Sassi na cena drag musical à brasileira”, por Carlos Magno Camargos Mendonça (UFMG) e Arthur Guedes Mesquita (UFMG);
“Um pop da desobediência: comunicação e afeto por Baco Exu do Blues e Childish Gambino”, por Pedro Antun Lavigne de Lemos (UFMG) e William David Vieira (UFMG);
“Visualidades da música: apontamentos sobre o espalhamento multiplataforma da obra musical a partir de ‘Dolores Gala, Guardião do Alívio”, por Eduardo Dias (Uninassau-PE);

14h - Mesa “Divas & Narrativas”
Local: plataforma Zoom
“Kali Uchis: construção de diva sul periférica no videoclipe de Telepatía”, por Maycon Douglas Sousa dos Santos (Ufal);
“‘Tão beata, tão à toa’: a decadência da estética do escândalo na voz de Ângela Rô Rô”, por Ribamar José de Oliveira Júnior (UFRJ);
“‘Dicen que soy puta’: la producción audiovisual de J Mena en los debates sobre trabajo y explotación sexual”, por Mercedes Liska (Universidad de Buenos Aires);
“‘Flipping off the flop, now I just enjoy the ride’: o fracasso enquanto performance midiática de legitimidade em Katy Perry”, por Eduardo Rodrigues (UFPE).

15h - Mesa “Pedagogias do Pop”
Local: plataforma Zoom
“‘Por que fã da Beyoncé é tudo gay?’: identidade, fanatismo e cultura pop no documentário ‘Waiting For B’”, por Diego Benevides Nogueira (UFC);
“Videoclipe musical nos cursos de formação de professores: uma proposta de mídia-educação”, por Gislene Natera (UFSC) e Gilka Girardello (UFSC);
“Diálogos com a cultura pop: possibilidades de relação entre a cena e o universo do jovem”, por Rafael Tadeu Miranda (USP).

18h - Mesa “Territorialidades e Racialidades”
Local: plataforma Zoom
“O grave que faz o tum’: a música pop e o empoderamento dos corpos negros no groove arrastado do Attooxxa”, por Nadja Vladi Gumes (UFRB) e Arthur Nery (UFRB);
“Peixinhos território ancestral: notas sobre processos de territorialidade na musicalidade do manguebeat”, por Artur O. G. do Nascimento (UFPE);
“Ilú Obá De Min: música, gênero e reafricanização em um bloco afro na cidade de São Paulo”, por Pamela Lacorte Silva (UFABC);
“Quem matou o Death?: invisibilidade da banda negra Death dentro do punk em Detroit”, por Leticia Nogueira Sousa (UFABC).

19h - Mesa “Sujeites Pop?”
Local: plataforma Zoom
“Hi(gh) (In)fidelity!: notas iniciais sobre o sujeito pop em ‘Alta Fidelidade’, de Nick Hornby, e o sujeite pop na série homônima de 2020”, por Thiago Pereira Alberto (UFF);
“‘Rajadão’ na semiosfera da cultura pop: explosões queer em fronteiras entre a música pop e a cultura nerd”, por Christian Gonzatti (Unisinos) e Ronaldo Henn (Unisinos);
“Eu sei o que sou e o que eu não sou: música pop, identidade e cultura em ‘Madame X’ de Madonna”, por Gabriel Holanda Monteiro (UFC);
“Performatividade de gênero e gosto: apontamentos para uma abordagem analítica em Comunicação e Música”, por João André Alcântara (UFPE).

Dia 30/06

10h - “The voice of an angel? The unfillable vocal gap between the divine and the mundane"
Palestra de Freya Jarman (University of Liverpool)
Mediação: Daniel de Andrade Lima (UFPE)
Local: canal YouTube UFPE

14h - Mesa “Corpos Em Ação!”
Local: plataforma Zoom
“Sensibilidades diva e performance drag: vínculos estéticos, sensíveis e dramáticos no palco e nas pistas de dança”, por Suzana Mateus (UFPE) e Lívia Maria Pereira (UFPE);
“‘Faz o quadradinho de oito’: apontamentos sobre uma gestosfera funkeira generificada dos anos 2010 e suas implicações interseccionais a partir do Bonde das Maravilhas”, por Winglison Henrique do Nascimento Tenório (UFPE);
“Do fenômeno pop à nova MPB: o corpo como mediador na construção e manutenção das personas de Sandy”, por Tatyane Larrubia (Unisinos) e Leonam Dalla Vechia (UFF).

15h - Mesa “Gêneros Musicais e Performance”
Local: plataforma Zoom
“Em busca da juventude e da sua família: Jovem Guarda e entretenimento familiar”, por Marcelo Garson (UFPR);
“Nostalgia em performance: jogos referenciais nos videoclipes de Bruno Mars”, por Dora Gomes Guerra (UFMG) e Rafael José de Azevedo (UFMG);
“‘BH é quem?’: Doug Filmes, YouTube e a mediação do funk mineiro como gênero musical”, por Bruna Corrêa Vilela (UFPE);
“Rede de música pop periférica latino-americana: uma etnografia multisituada dos gêneros brega funk e cumbia villera”, por Erick Freitas (UFPE).

18h - Mesa “Artivismos de Gênero”
Local: plataforma Zoom
“Brasilidade camp e imaginação melodramática: diásporas e fascinação periférica na performance de Aretuza Lovi”, por Rose de Melo Rocha (ESPM-SP) e Vyullheney Lacava (UFRN);
“Imagens diabólicas, imaginários infernais: a pop-lítica erótica da cantora-diaba Úrias”, por Thiago Rizan (ESPM-SP);
“Notas sobre a ‘boa drag’”, por Marcio Silva Peixoto (UFC).

19h - Mesa “Colonizades?”
Local: plataforma Zoom
“Transrústica: hibridismos culturais e do pop no Cariri”, por Walisson Angélico de Araújo (UFBA);
“Agora vai ter festa na floresta: narrativas, bardos e ciborgues no universo de Potyguara Bardo”, por Thiago Tavares das Neves (UFRN);
“Corpo e colonialidade no videoclipe ‘A Caminhada’, de Gloria Groove: projeto de país em disputa”, por Rafael Andrade (UFMG) e Francielle de Souza (UFMG);
“Entre reivindicações e sensibilidades: o afrofuturismo como potência pop afrodiaspórica em ‘Dirty Computer”, por Alexandre Souza da Silva (UFBA).

20h - Lançamento dos livros “Divas Pop”, “Modos de Experienciar Música Pop em Cuba” + Outros Lançamentos
Local: plataforma Zoom

Data da última modificação: 10/06/2021, 18:16