“Compreender o outro é humanizar-se” é o tema da Semana de Humanização do HC, iniciada hoje (9)

Ações foram realizadas na Portaria 1 e Portaria 4, com música e informações

O Dia Nacional da Humanização, celebrado hoje (9), marcou a abertura da Semana da Humanização que tem como tema “Compreender o outro é humanizar-se!”, no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh. A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Humanização da instituição, é composta por uma série de ações, que iniciaram hoje e vão sexta-feira (11), contando com apresentação musical nas portarias, distribuição de folheto para os trabalhadores, pacientes e seus acompanhantes sobre a Carta dos Direitos dos Usuários do SUS, a disponibilização gratuita de livros pelo modo “pegue e leve” e treinamentos com as equipes do hospital-escola, entre outras atividades. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Integrantes do Núcleo de Humanização recepcionaram os profissionais do HC, na Portaria 1, e os usuários, na Portaria 4, com música e informações sobre a Carta de Direitos dos Usuários do SUS. As atividades foram realizadas preservando os cuidados de biossegurança para evitar aglomerações e seguirão amanhã (10) e sexta (11). “É ótimo que aconteçam ações como essa. A humanização ajuda no tratamento, é fundamental no ambiente hospitalar e adotamos na nossa Neonatologia”, explica a médica neonatologista Luciana Romaguera.

A assistente social e coordenadora do Núcleo, Alba Cavalcanti, explica que ao longo da Semana de Humanização será feita uma reflexão sobre a humanização e a empatia, sobre a prática de se colocar no lugar do outro. “Estamos precisando muito disso hoje neste cenário da pandemia. Ao longo do tempo, exercitamos a humanização no atendimento de nossos usuários e agora vamos também levar esse olhar voltado para os trabalhadores da área de saúde, o cuidar de quem cuida, o cuidar de quem faz parte da equipe”, afirma.

Ainda durante a campanha, os integrantes do Núcleo de Humanização realizarão treinamentos rápidos com as equipes. Hoje, realizaram com os profissionais da Unidade de Reabilitação, da Divisão de Gestão de Pessoas, do Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI). “A receptividade de nossos profissionais e usuários com a campanha está sendo maravilhosa. As ações trazem descontração, leveza e reflexão o que ajuda a tornar o ambiente humanizado e agradável”, pontua Alba Cavalcanti.

SOBRE O NÚCLEO DE HUMANIZAÇÃO – O Núcleo de Humanização é um grupo multiprofissional responsável por implementar no HC a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde para a melhoria da assistência plena à saúde, com a construção de um ambiente humanizado para possibilitar o estado de bem-estar físico, mental e social tanto para os trabalhadores quanto para os usuários.

O Núcleo é responsável pelo cartório de Registro Civil localizado no Alojamento Materno (por meio do Programa Minha Certidão), além de realizar e dar suporte a uma série de ações no hospital-escola, como a Operação Manaus que entregou brindes alusivos a Pernambuco aos pacientes vindos do Amazonas; a campanha “Pessoas trans são como você: humanas e merecem respeito”, o Programa Mais (Manifestação de Arte Integradas à Saúde), ações nas datas comemorativas (como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais etc), entre outras.

Data da última modificação: 09/06/2021, 17:28