Mangue e sustentabilidade é tema de oficina realizada por alunos da UFPE

O projeto de extensão EducaOcean, ligado ao Departamento de Oceanografia da UFPE, conclui na segunda-feira (24) a oficina “Mangue e sustentabilidade”, ministrada por 15 estudantes da graduação para 30 alunos do Instituto JCPM de Compromisso Social. O evento será fechado por uma limpeza do manguezal e duas exposições fotográficas: uma no instituto e uma no Shopping RioMar.

Oficina contou com atividades práticas no manguezal

A oficina, com 18 horas-aula, incluiu palestras e discussões sobre temas como a diversidade do ambiente do mangue e a pressão que o homem exerce sobre esse ecossistema. Também houve um trabalho de campo para conhecer o manguezal e uma prática realizada no Espaço Ciência. O EducaOcean conta com quatro professores e três técnicas, sob a coordenação do docente Antônio Vicente.

Fotos dos alunos da oficina vão ficar expostas no instituto

A limpeza do manguezal localizado na frente do estacionamento do Shopping RioMar será realizada na quarta (26), às 9h, em uma parceria com a Prefeitura do Recife, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e outros órgãos. De acordo com o representante dos alunos, Matheus Thauam, o EducaOcean vai ser responsável pela parte didática, mostrando o impacto do lixo sobre o mangue.

No próprio IJCPM, tem início na terça-feira (25), com duração de uma semana, uma exposição com fotos e relatos dos jovens atendidos pela oficina, que moram na região dos bairros do Pina e de Brasília Teimosa. No Shopping RioMar, de sexta-feira (28) até domingo (30) da próxima semana, acontece uma exposição, também com fotos e relatos, mas desta vez dos alunos da UFPE que ministraram a oficina.

PROJETO – O EducaOcean trabalha com educação ambiental e uma de suas vertentes é voltada para os jovens recifenses. A equipe realiza seminários periódicos introduzindo conceitos da oceanografia como uma ferramenta da educação ambiental. Ações de conscientização sobre a limpeza nas praias também são outro foco do projeto.

Projeto de extensão EducaOcean
projetoeducaocean@gmail.com