Voltar

Livro sobre feiras agroecológicas ganha destaque no site da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura 

Obra consolida o resultado de quatro anos de estudos sobre feiras agroecológicas realizadas no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte 

O livro “Feiras Agroecológicas: Institucionalidade, Organização e Importância para a composição da renda do agricultor familiar”  , dos professores da UFPE Tarcisio Patricio de Araújo, Roberto Alves de Lima, e do coordenador do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Júnior Macambira, é destaque no site da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) http://www.fao.org/family-farming/detail/es/c/888793/ . A obra consolida o resultado de quatro anos de estudos sobre feiras agroecológicas realizadas em municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Realizado em parceria do Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o livro apresenta pesquisas desenvolvidas conforme uma pioneira linha de trabalho, cuja motivação vem da ampliação e da importância da chamada produção orgânica, na qual se destacam produtos de origem agrícola. 

No final da década de 1990, passou a ganhar destaque o surgimento das chamadas feiras agroecológicas, nas quais são comercializados produtos do que seria uma nova forma de produção rural de alimentos. Por outro lado, supermercados de grandes redes passaram a dispor de gôndolas de produtos agrícolas de origem orgânica. Em alguns casos, tais produtos têm origem na pequena produção. No entanto, o mercado de orgânicos, no Brasil e no mundo, tem significativa participação de produtos certificados, oriundos de unidades produtivas maiores e mais capitalizadas. Essas discussões são abordadas na obra “Feiras Agroecológicas: Institucionalidade, Organização e Importância para a composição da renda do agricultor familiar”. 

Data da última modificação: 07/08/2017, 14:46