Voltar

Programa busca evitar Lesões por Esforço Repetitivo em funcionários do Hospital das Clínicas

O projeto consiste na instalação de um aplicativo chamado Workrave para a prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (Ler)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a implementação, na última quarta-feira (08), do projeto “Pit Stop” que iniciará sua fase de testes em alguns setores da instituição.

O projeto consiste na instalação de um aplicativo chamado Workrave para a prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (Ler) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort). O programa, que é gratuito e se encontra disponível para as plataformas Windows e Linux, funciona contando o tempo de trabalho contínuo do colaborador em seu computador e estabelece pausas programadas, sugerindo exercícios para serem feitos durante o repouso.

“A proposta foi trazida pelo cipeiro Silvano Herculano, funcionário do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação, e busca prevenir o aparecimento de lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, que poderiam ser evitadas com pausas regulares e pequenos exercícios de alongamento que serão propostos com o uso do software”, pontou a presidente da Cipa do HC, Andrêza Cavalcanti.

Os testes começarão nos setores da Licitação e Compras, Orçamento e Finanças, Avaliação e Controladoria, Unidade de Contratos, na Unidade de Regulação, na Unidade de Comunicação Social e no Laboratório Central. Aproximadamente 40 profissionais do HC estarão envolvidos no experimento que buscará a validação do uso do aplicativo através de sua utilização durante o período de 30 dias.

 

Data da última modificação: 12/11/2017, 11:49