Estudante: fique por dentro de tudo na volta às aulas do ano letivo 2020/2021

Reunimos diversas fontes de informação para os estudantes não se sentirem perdidos no reinício das atividades

Por Renata do Amaral

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retoma hoje (25) o período acadêmico 2020.1, interrompido em março do ano passado devido à pandemia da Covid-19. De acordo com o calendário acadêmico, três períodos serão realizados no ano de 2021: 2020.1 (de 25 de janeiro a 30 de abril), 2020.2 (de 24 de maio a 28 de agosto) e 2021.1 (de 20 de setembro a 21 de dezembro).

Confira abaixo algumas orientações importantes.

GUIA DO ESTUDANTE – O Guia do Estudante – Ano Letivo 2020/2021, elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), traz orientações básicas, no formato de perguntas e respostas, sobre como fluirão as atividades acadêmicas no decorrer dos próximos semestres. O formato de atividades na graduação será diferente daquele vivenciado em 2020.3, então é importante ler tudo com muita atenção.

MANUAL DO ESTUDANTE – Já o Manual do Estudante traz diversas informações voltadas ao acolhimento na instituição. Algumas delas não se aplicam ao ensino remoto, mas outras podem ser úteis para os alunos também nesse período. É o caso das dicas sobre acessibilidade, Diretoria LGBT, saúde do estudante, acolhimento psicológico e ouvidoria. A página traz ainda contatos para quem precisar entrar em contato com setores da UFPE.

VIDA ACADÊMICA – A seção Vida Acadêmica do site da UFPE traz fluxos e documentos que podem ser acessados no decorrer da graduação, tais como formulários e requerimentos, informações sobre matrícula, disciplinas isoladas, carteira de estudante, emissão de comprovantes, uso do nome social, histórico escolar, colação de grau e diplomação.

PROAES – Estudantes em situação de vulnerabilidade social podem contar com a Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), que tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades aos alunos da UFPE. Os interessados devem ficar atentos aos editais das ações e programas de inclusão social que buscam assegurar a permanência dos alunos na Universidade.

NOTÍCIAS – Para ficar informado sobre as novidades da UFPE, a Assessoria de Comunicação (Ascom) conta com diversos canais: agência de notícias, boletim de notícias (veja como assinar a newsletter diária no site da agência), redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), vídeos no YouTube e podcasts Notícias do Campus (notícias rápidas) e Conexão UFPE (conversas sobre variados temas com professores e pesquisadores).

BIBLIOTECAS – Quanto ao funcionamento das bibliotecas, os materiais emprestados serão renovados automaticamente e as devoluções estão suspensas até o retorno das atividades presenciais. Ainda não foi definida a data de retorno dos serviços de empréstimo e devolução. O acervo de livros digitais da UFPE, que pode ser consultado de forma remota, é de, aproximadamente, 10 mil títulos. Saiba como acessar os e-books.

ORGANIZAÇÃO – Estudantes bolsistas da Assistência Estudantil da UFPE que estiverem com dificuldades em organizar os seus estudos e concentrar-se em seus objetivos acadêmicos podem participar da oficina “Organizando o estudo no contexto das aulas remotas” na quarta-feira (27), das 14h às 16h, via Google Meet. Os interessados devem se inscrever até hoje (25) via formulário eletrônico. As vagas são limitadas.

Data da última modificação: 26/01/2021, 18:09