UFPE vai conceder título de Professor Honoris Causa a Robert Alexy

Por iniciativa do professor Silvio Beltrão, chefe do 3º Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas da UFPE, o professor e filósofo do Direito alemão contemporâneo Robert Alexy será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, na próxima segunda-feira (3), às 19h, no Salão Nobre da FDR. Em seguida, ele vai proferir palestra magna.

Foto: Divulgação

Ele escreveu a “Teoria dos Direitos Fundamentais”, clássico da Teoria do Direito

Reconhecido como um dos mais renomados teóricos em matéria de direitos fundamentais, Alexy nasceu em 1945 em Oldenburg, na Alemanha; estudou Direito e Filosofia na Universidade de George-August, de Göttingen, tendo defendido tese de doutorado, em 1976, sobre tema que culminou com a publicação do livro “Teoria da Argumentação Jurídica”. Já em 1984 produziu a “Teoria dos Direitos Fundamentais”, um clássico da Teoria do Direito. Essas duas obras constituem as pedras angulares da Filosofia do Direito de Alexy, que se compõe em um sistema jurídico, envolvendo os Direitos Fundamentais e a Argumentação Jurídica.

Data da última modificação: 29/11/2018, 12:04