Nutes divulga experiências da Psicologia e da Psiquiatria positivas

Vídeos estão na plataforma do Nutes à disposição de profissionais de saúde, residentes, estudantes e público em geral

A abordagem de experiências positivas (como felicidade, alegria, inspiração e amor, entre outros) e treinamento de traços de personalidade (como gratidão, resiliência, compaixão etc.) são algumas das características da Psicologia e da Psiquiatria positivas que podem ser aliadas em momentos de incerteza e de estresse provocados pela pandemia da Covid-19. Uma série de vídeos está na plataforma do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE à disposição de profissionais de saúde, residentes, estudantes e público em geral. O Hospital das Clínicas é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os 12 vídeos (com até 20 minutos de duração) foram elaborados pelo preceptor de psiquiatra do HC Leonardo Machado e pela psicóloga Laila Kurtinaitis. Os vídeos compõem o “Treinamento Preventivo On-line Baseado na Psicologia Positiva Integrada à Psicoterapia Cognitiva Comportamental”, que já está disponível na plataforma do Nutes.

“É um treinamento que alia informações (teoria) e técnicas (exercícios práticos) destas duas abordagens, trazendo temas como lidar com a ansiedade e com as preocupações, técnicas de relaxamento, ferramentas de psicologia positiva, técnicas de psicoterapia, entre outros. O objetivo do treinamento é oferecer ferramentas para que as pessoas lidem melhor com esse momento de crise atual”, explica Machado, que também é coautor do livro “Psicologia positiva e psiquiatria positiva: A ciência da felicidade na prática clínica”. Para se cadastrar e começar, basta clicar aqui

Leonardo Machado salienta que a abordagem científica da Psicologia positiva tem como objetivo aumentar o bem-estar graças a emoções positivas (como satisfação com a vida, propósito de vida, autoaceitação etc.) para diminuir ou minimizar sintomas psiquiátricos.

Para os profissionais da área de saúde, há algumas dicas interessantes. “É importante que o profissional possa se permitir se congratular pelas vitórias conquistadas e pelos aprendizados conseguidos em cada dia de trabalho regado de propósito. Trabalhando nesta perspectiva, pode-se também estimular positivamente a sensação de autonomia: ‘eu escolhi estar aqui porque fiz um juramento durante a minha formatura’; ou ‘eu escolhi estar aqui como profissional porque eu decidi ajudar pessoas em suas dores humanas’. Essas percepções aumentam a sensação de autonomia, mesmo que o ambiente laboral esteja fora do controle pessoal”, explica.

O treinamento não substitui os atendimentos psicológicos e/ou psiquiátricos, que também são oferecidos na plataforma do Nutes, caso o usuário perceba que precisa ao longo desta pandemia e não tenha ainda um acompanhamento com algum profissional.

Data da última modificação: 28/04/2020, 15:28