Colégio de Aplicação fará sorteio público como forma de ingresso de novos alunos no ano letivo de 2021

Medida é válida para o momento de recrudescimento da pandemia como forma de evitar aglomerações e preservar a segurança à saúde e à vida

Devido à pandemia da Covid-19, a forma de ingresso de novos alunos para o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será realizada por meio de sorteio público para o ano letivo de 2021. Essa medida é válida para esse momento de recrudescimento da pandemia como forma de evitar aglomerações e preservar a segurança à saúde e à vida dos servidores, candidatos e familiares. A decisão foi tomada pelo Pleno do CAp e aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade. Serão disponibilizadas 66 vagas, sendo 56 vagas para o 6° ano do ensino fundamental e dez vagas para os demais anos/séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O processo de seleção do Colégio de Aplicação envolve, a cada ano, mais de 5 mil pessoas, entre 200 adultos (docentes, técnicos, terceirizados e convidados), que atuam como fiscais e pessoal de apoio, e aproximadamente 2 mil candidatos. Na última edição, foram quase 2 mil inscritos e mais de 1,9 mil presentes no dia da prova. Cada uma dessas crianças vem acompanhada dos pais, que ficam no entorno dos prédios aguardando o final da prova.

“Seria um risco colocar centenas de crianças e servidores na realização de uma prova presencial. Teríamos mais de 5 mil pessoas no campus em um período que requer medidas de isolamento social. Nesse sentido, optamos pelo sorteio público como os demais colégios de aplicação do país ligados às universidades federais”, explica o diretor do colégio, professor Erinaldo Ferreira do Carmo.

O Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (Condicap) orienta o sorteio público como a forma mais adequada de acesso aos colégios de aplicação federais. Essa é uma prática comum aos demais colégios e, nesse contexto de pandemia, torna-se ainda mais adequada em virtude da garantia à saúde das pessoas envolvidas no processo seletivo.

O edital de sorteio público será divulgado ainda essa semana e as aulas serão iniciadas em abril. O edital manterá a classificação dos candidatos em grupos distintos: um para os estudantes oriundos de escolas privadas ou que, em algum momento da vida escolar, tenham estudado em escola privada; e outro para candidatos que estudaram unicamente na rede pública. Cada grupo terá metade das vagas disponibilizadas.

O sistema de sorteio eletrônico, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será utilizado com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE, sob a supervisão da Comissão de Seleção /Sorteio designada pela direção do colégio, com a presença de convidados e mantidos os protocolos de segurança. Após a realização do sorteio, as listas com os nomes sorteados serão divulgadas na página do colégio.

Data da última modificação: 16/03/2021, 17:03