UFPE inicia semestre letivo 2021.1 da graduação na próxima segunda-feira (20)

A recepção aos alunos será no formato on-line, com a realização da Aula Magna, a ser proferida pelo reitor Alfredo Gomes

A Universidade Federal de Pernambuco inicia o semestre letivo 2021.1 dos cursos de graduação na próxima segunda-feira (20). A recepção aos alunos será no formato on-line, com a realização da Aula Magna intitulada “A Universidade na perspectiva freireana”, a ser proferida pelo reitor Alfredo Gomes. O evento está inserido nas comemorações dos 75 anos da UFPE e do Centenário Paulo Freire, e terá transmissão, às 9h, no canal da UFPE no YouTube, contando ainda com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo. “Essa Aula Magna em celebração ao centenário de Paulo Freire é uma referencia muito importante, neste momento, para que possamos ter esperança no futuro. Ao mesmo tempo, ela é um sinal de resistência da universidade pública dentro do contexto no qual estamos vivendo”, avalia o reitor Alfredo Gomes.

As aulas deste semestre serão ministradas no formato híbrido, no contexto da pandemia da covid-19, conforme Resolução nº 04/2021 do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade. As aulas teóricas permanecem de forma remota, as práticas profissionais serão presenciais, e as aulas práticas e teórico-práticas também serão ofertadas no formato presencial, com aprovação dos colegiados de curso e observadas as condições de biossegurança.

“Desejamos a todos e todas, estudantes veteranos e ingressantes, que tenham um excelente semestre letivo e que vivenciem processos qualitativos de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Nesse sentido, todos os cursos de graduação da UFPE, que estão com as atividades de ensino presenciais, têm como pauta os cuidados de biossegurança, conforme orientação do plano de retomada da UFPE”, afirma a pró-reitora de Graduação, professora Magna do Carmo Silva.

“Estamos trabalhando para que os espaços que serão utilizados por nossa comunidade acadêmica estejam adequadamente equipados, dentro de um nível correto de biossegurança. Além disso, apelamos a todos e todas que irão frequentar a Universidade que respeitem diariamente as normas de segurança, com o distanciamento social e também o uso de máscara e álcool 70%”, explica o reitor Alfredo Gomes.

No total, a UFPE possui 110 cursos de graduação, sendo 104 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância. Para orientar os alunos sobre a vida acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza, em seu site, o Manual do Estudante para o ano letivo 2020/2021. Também há, na página, tutoriais específicos para o modelo remoto.

MODIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E TRANCAMENTO – Os alunos veteranos podem realizar modificação de matrícula, no período de 20 a 29 deste mês, pelo Siga. Podem ser feitos os procedimentos de cancelamento (sem ônus) ou inclusão de componentes curriculares, trancamento de semestre ou matrícula vínculo (este último é para quem já realizou os quatro trancamentos de semestre). Ressalta-se que o trancamento do semestre letivo 2021.1 não será contabilizado no limite estabelecido nos normativos vigentes.

Já a matrícula dos retardatários em componentes curriculares acontece, nos dias 28 e 29 deste mês, também pelo Siga.

Todas as informações sobre a matrícula 2021.1 dos veteranos podem ser consultadas no edital publicado pela Prograd.

Data da última modificação: 20/09/2021, 18:20