Ingressantes na graduação presencial e EAD já estão automaticamente matriculados no semestre 2021.1

Apenas matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deverá ser solicitada pelos ingressantes

Os estudantes que estão entrando na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no semestre 2021.1 não precisam se preocupar com a matrícula nos componentes curriculares obrigatórios, pois ela é feita automaticamente no primeiro semestre. Eles deverão fazer o primeiro acesso no Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Siga), a partir da próxima quinta-feira (16), para gerar o e-mail institucional e, em seguida, deverão fazer o UFPE ID. id.ufpe.br

Os professores enviarão para o e-mail institucional dos estudantes o link para acessar as atividades remotas (síncronas e assíncronas). Para mais informações, os estudantes devem entrar em contato com a coordenação do curso. Saiba mais no edital de matrícula.

A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deverá ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Siga, durante o período de modificação de matrícula, sob orientação da coordenação do curso ou de área, respeitando os prazos do calendário acadêmico. Já a dispensa de disciplinas deverá ser solicitada junto à coordenação do curso ou de área, tão logo seja feita a entrega dos documentos na pré-matrícula.

CONFIRMAÇÃO – A Resolução 09/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que trata da confirmação de matrícula, não será aplicada para os ingressantes, via vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2021.1.

TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA – Os ingressantes por transferência externa e portador de diploma deverão fazer o primeiro acesso ao Siga e solicitar a matrícula no período destinado ao seu curso, conforme o cronograma da matrícula dos veteranos. Para solicitar ou complementar aproveitamento de disciplinas cumpridas em outra instituição ou curso, deverão fazer contato, por e-mail, com a coordenação do curso, a fim de receber orientações sobre como proceder.

FORMATO DAS ATIVIDADES EM 2021.1 – As atividades acadêmicas previstas para o semestre de 2021.1, no âmbito da graduação presencial, serão realizadas em formato híbrido, com atividades: exclusivamente remotas ou remotas e/ou presenciais, desde que preservadas as condições de biossegurança.

UFPE ID – As atividades remotas ocorrerão, preferencialmente, com o uso das ferramentas Google GSuite adotadas pela UFPE. Para ter acesso a essas ferramentas, o estudante deverá atualizar seu e-mail institucional por meio da criação de uma conta UFPE ID.

MANUAL DO ESTUDANTE – Os estudantes que estão ingressando na UFPE no próximo dia 20 contam com o Manual do Estudante como uma bússola para se orientar durante seus primeiros momentos na instituição. A página reúne uma série de informações úteis para tirar as principais dúvidas dos calouros.

GUIA DO ESTUDANTE – Também é importante ficar por dentro das orientações do Guia do Estudante, criado para tirar dúvidas em relação ao contexto da pandemia da covid-19. As informações incluem como serão efetuadas as atividades acadêmicas (quais serão remotas e quais serão presenciais), de que forma serão realizadas as avaliações, o limite de carga horária, a matrícula, o aferimento da assiduidade, as atividades de monitoria, os estágios e os trabalhos de conclusão de cursos, entre outras. Se ainda restar alguma dúvida, procure sua coordenação de curso.

Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA/Prograd)
(81) 2126.8117/8611/7014

dga.prograd@ufpe.br