Violência e feminicídio são temas de ação promovida no HC em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Evento contou com distribuição de material sobre os tipos de violência

A equipe do Serviço Social do Hospital das Clínicas da UFPE promoveu na manhã de hoje (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nas portarias de acesso do hospital, ação socioeducativa que abordou temas como violência contra a mulher e feminicídio, destinada a usuárias do serviço, funcionárias e comunidade acadêmica. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na próxima segunda-feira (11), a partir das 10h, na sala 7 do 3° andar, haverá uma roda de conversa sobre feminicídio para toda a comunidade do HC.

O evento contou com distribuição de material explicativo sobre os tipos de violência contra a mulher, o “violentômetro”’ que identifica os níveis de agressão (que vão desde a diminuição da opinião da mulher até o feminicídio), sobre a rede de serviços para a mulher no Recife, além de um mural com histórias de feminicídio, exibição de vídeos com depoimentos de mulheres vítimas de violências, banners explicando o que é o feminicídio, dentre outros.

Uma das exposições que mais chamaram a atenção do público foi o mural com a história de 12 mulheres vítimas de feminicídio em Pernambuco em 2018, baseado na série de reportagens #Umaporuma, publicado pelo Jornal do Commercio. “Fiquei muito comovida e impressionada ao ler essas histórias. Eu tenho uma filha e isso pode acontecer com ela ou qualquer mulher da minha família e de qualquer outra família’’, disse a dona de casa Maria Aparecida de Menezes, de 42 anos, usuária do HC.

Ela ainda relata que a história que a deixou mais impactada foi a da menina Maria Clara das Neves Sobrinho, de 12 anos, que foi morta asfixiada pelo marido da tia e estava grávida dele. “Ela que era uma criança e passou por tudo isso. Essa violência contra as mulheres precisa ter um fim’’, afirmou.

Todo dia 8 de março o Serviço Social do HC realiza atividade comemorativa e socioeducativa que discute a condição da mulher. “Escolhemos a temática do feminicídio que é a forma mais extrema de violência contra a mulher sendo, muitas vezes, o fim de todo um ciclo de violência. O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo, e Pernambuco também é marcado por altos índices de violência, então, escolhemos essa temática para chamar a atenção das pessoas para a denúncia dessa situação. Nossa intenção é proporcionar uma reflexão para que as mulheres possam repensar suas relações, sendo também uma forma de apoio para elas’’, explicou Isadora Vitoriano, chefe do Serviço Social do HC.

Até o final da primeira semana de março, cerca de 200 foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2019.

Data da última modificação: 08/03/2019, 14:35