Notícias Notícias

Voltar

Violência de Gênero e Feminicídio são temas de palestras virtuais na próxima semana

Evento reunirá pesquisadores de todo o país em lives que serão transmitidas no YouTube do dia 27 a 29, às 19h30

O crescimento assustador da violência de gênero e feminicídio no país serão temas de encontro virtual que acontecerá nos dias 27 a 29 deste mês. Com nome “Violência de Gênero e Feminicídio: da Invisibilidade a Violência Institucional”, o evento será transmitido a partir das 19h30, em ambos os dias, em formato de live no canal Karinny Oliveira no YouTube. As inscrições podem ser feitas enviando mensagem para o e-mail anabarrosufpe.ppgdh@gmail.com, até o dia 26 deste mês.

Reunindo diversos pesquisadores sobre o assunto de todo o Brasil, a live é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Geografia e História da UFPE, Caped Erton Cabral e o coletivo Feminista Marias Também Têm Força.

Programação

27/01 – 19h30
Mesa: “Feminicídio / Poder Judiciário e a Reprodução da Violência de gênero”
Debatedora: Claudia Patrícia de Luna – advogada, especialista em gênero e violências pela Georgetown University – conselheira seccional da OAB-SP – presidente da Comissão da Mulher Advogada – SP
Debatedor: Pierre Souto Maior – juiz de Direito/Criminal – professor da Pós-Graduação (Asces/Unita e da Escola Judicial do TJPE)
Mediadora: Ana Maria de Barros – professora da UFPE-Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/PPGDH – cientista política – cofundadora do Coletivo Feminista Marias Também Têm Força

28/01 – 19h30
Mesa: “Do Crime Passional ao Feminicídio – Avanços, permanências e desafios”
Debatedora: Gleide Ângelo – deputada estadual e delegada
Debatedora: Jimena Gouveia - delegada da Mulher de Caruaru
Mediadora: Perpétua Dantas – vereadora de Caruaru, professora de Direito Penal (Asces/Unita) – cofundadora Coletivo Feminista Marias Também Têm Força.

29/01 – 19h30
Mesa: “O Feminicídio e seus impactos em relação às mulheres negras e mulheres trans”
Debatedora: Dayse Moura – professora da UFPE-Centro de Educação (CE), coordenadora do Neab/UFPE
Debatedora: Sara York – doutoranda em Educação/Uerj - travesti da/na Educação, pai, pesquisadora e avó
Mediadora: Karinny Oliveira: mulher sobrevivente da violência, educadora Feminista, doutoranda em Educação (UFPE), fundadora do Coletivo Feminista Marias Também Têm Força.

Mais informações
Professora Ana Maria de Barros

anabarrosufpe.ppgdh@gmail.com

Data da última modificação: 21/01/2021, 15:30