Vice-reitor e diretores de Centros participam de evento de apresentação das Eleições 2022 realizado pelo TRE-PE

Objetivo foi levar aos professores um conhecimento mais aprofundado do sistema eletrônico de votação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi convidada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para assistir ao evento de apresentação das Eleições 2022 aos reitores e diretores dos Centros ou Departamentos de Ciências Jurídicas, de Comunicação e de Tecnologia das Universidades do Estado, realizado ontem (15), às 15h, na Sala de Sessões do TRE-PE. A UFPE foi representada pelo vice-reitor Moacyr Araújo e por professores como Afonso Oliveira, diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), e Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior, vice-diretor do Centro de Artes e Comunicação (CAC).

George Maciel, ao centro, falou sobre o funcionamento da eleição no país

O presidente do tribunal, desembargador André Oliveira da Silva Guimarães, explicou que o objetivo do evento foi levar aos professores um conhecimento mais aprofundado do sistema eletrônico de votação. “O sistema vem sendo questionado, sem sucesso, pois é utilizado há 26 anos sem qualquer fato que possa repercutir na transparência e integridade do nosso processo democrático. O nosso partido é o da consolidação da democracia”, destacou. O diretor-geral do TRE, Orson Lemos, lembrou que o tribunal está sempre trabalhando para melhorar a qualidade do sistema e a capacitação dos servidores.

A apresentação foi realizada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, George Maciel, que falou sobre o funcionamento da maior eleição 100% informatizada do mundo, com 577 mil urnas eletrônicas (sendo mais de 24 mil em Pernambuco) e 156,4 milhões de eleitores (sendo mais de 7 milhões em Pernambuco). Ele frisou que o processo eletrônico de votação é seguro, transparente, auditável, inovador, célere e inclusivo e fez uma explanação técnica sobre o funcionamento das urnas eletrônicas.

“Foi uma tarde interessante porque pudemos entender melhor como funciona o processo de votação informatizada no Brasil e perceber que é uma iniciativa pioneira, que se destaca internacionalmente e é totalmente confiável”, afirmou Moacyr. Para o vice-reitor, isso reforça a importância da cooperação entre a Universidade e os órgãos públicos, pois o Centro de Informática (CIn) tem uma atuação muito forte em convênios com o TRE-PE. “É mais uma faceta da inovação da UFPE e da sua interação com a sociedade”, disse.

Data da última modificação: 16/09/2022, 16:47