Vale e parceiros lançam edital para encontrar soluções que reduzam os impactos do coronavírus na sociedade

O investimento será de até US$ 1 milhão

A Vale, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, lançou o edital “Vale Covid-19 Desafio”, com o objetivo de apoiar soluções que reduzam os impactos do novo coronavírus (Covid-19) na sociedade. O apoio será feito por meio de aportes financeiros ou conectando parceiros para que essas soluções possam ser colocadas em prática em no máximo 15 dias. O investimento será de até US$ 1 milhão. As inscrições devem ser feitas pelo site

O programa busca potencializar a capacidade de inovação no Brasil e no mundo trazendo em tempo recorde soluções que possam minimizar o impacto da pandemia e trazer qualidade de vida a todos. O foco é atrair e facilitar o acesso a soluções nas áreas de prevenção e rastreamento de risco, triagem e diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de pacientes, e cuidados intensivos. As propostas poderão ser enviadas até o próximo domingo (5).

A Vale entrará com o custeio dos recursos financeiros necessários para efetivar os projetos. O Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde farão a avaliação técnica de critérios de aprovação das propostas inscritas e o apoio e mentoria para escalar essas soluções de forma rápida. Após a fase de aprovação, os projetos selecionados passam por uma validação documental e jurídica que irá definir o repasse de verba ao proponente, que deverá comprovar a aplicação dos recursos e resultados obtidos de acordo com o termo de parceria assinado previamente.

O programa também conta com o apoio de outros atores do ecossistema de inovação, como aceleradoras de startups, e está aberto à adesão de qualquer entidade que queira contribuir para viabilizar as soluções apresentadas, como governos, entidades públicas, pesquisadores e universidades. Busca-se ainda apoiadores no Brasil e no exterior que queiram participar dedicando-se a trazer a escala necessária à essas soluções. O contato pode ser feito pelo site do programa.

A Coordenação de Parcerias da Positiva – Diretoria de Inovação da UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) estão à disposição da comunidade acadêmica da Universidade para apoiar a elaboração e submissão de projetos dos interessados em participar do edital.

Diretoria de Inovação da UFPE
Shirley Cruz, coordenadora de Parcerias