Notícias Notícias

Voltar

V Encontro de Pesquisadores do Frevo será realizado no dia 27 deste mês

Chamada para ouvintes e submissão de propostas de comunicações, performances e relatos de pesquisa está aberta

Da assessoria do Paço do Frevo

O Paço do Frevo promove no dia 27 deste mês o “V Encontro de Pesquisadores do Frevo”. Dentro da programação ”Patrimônios Inquietos”, o encontro busca estimular o intercâmbio e a produção de novas pesquisas e experiências sobre o universo cultural do Frevo. Entendendo que falar, debater e pesquisar sobre o frevo o ano todo é, também, um esforço para dessazonalizá-lo, provocando toda à comunidade a descobrir e se encantar com este patrimônio independente do tempo. O encontro contará com espaços para Rodas de Diálogos e um minicurso, com a historiadora Rita de Cássia Araújo. Reforçando o entendimento do pesquisador de frevo em sentido ampliado, o evento contempla as comunidades do frevo, pesquisadores da academia, produtores culturais e demais interessados no tema.

Pesquisadores, profissionais da cultura e pessoas envolvidas com o universo artístico do frevo ou outros bens culturais são convidados a submeter propostas de comunicação, performances e/ou relatos de experiência para as Rodas de Diálogos, a serem realizadas das 9h30 às 12h30. As temáticas serão organizadas previamente a partir do recebimento dos trabalhos, articulando assuntos afins e provocando atravessamentos importantes entre reflexões e experiências aparentemente distantes, provocando diálogos interdisciplinares através do frevo.

No dia 12, à tarde, o minicurso “Perspectivas para uma historiografia das festas e do carnaval”, com a historiadora Rita de Cássia Araújo, objetivará refletir sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa das festas, do carnaval e do frevo no Brasil, indicando quais os ganhos esses estudos trouxeram e o quais temas e segmentos merecem provocações.

As inscrições estão abertas para ouvintes e apresentadores de comunicações, que podem enviar um resumo da proposta até o dia 14 deste mês via formulário digital, ou presencialmente, no Centro de Documentação e Memória.

Mais informações
Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe do Paço do Frevo
Praça do Arsenal da Marinha, nº 91, Bairro do Recife, Recife
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 16h
(81) 3355.9504

Data da última modificação: 05/08/2022, 12:11