UTI do HC treina profissionais para o atendimento de pacientes com a Covid-19

A equipe fez um tutorial sobre a técnica que pode ser acessado no YouTube

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Cada treinamento com os profissionais do HC tem duração de duas horas

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Clínicas da UFPE está promovendo, nesta semana, o curso “Posicionamento Prona para o Paciente Crítico da Covid-19”, que tem como objetivo capacitar os profissionais para a realização de manobras seguras durante a mudança de posição do paciente, do decúbito dorsal para o ventral, algumas vezes necessária para melhorar a respiração do paciente grave em ventilação mecânica. A equipe fez um tutorial sobre a técnica que pode ser acessado aqui.

Cada treinamento tem duração de duas horas e, ao todo, serão seis turmas diárias entre os turnos diurno e noturno, inicialmente acontecendo até o próximo domingo, podendo ser prorrogado, pois o objetivo é treinar o maior número de profissionais possível. Paralelamente a essa capacitação, a equipe da UTI também está realizando treinamento sobre intubação de pacientes com a Covid-19 e, em parceria com o Setor de Vigilância em Saúde do HC, sobre higiene das mãos, paramentação e desparamentação, entre outros.

EBSERH – O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Data da última modificação: 24/03/2020, 14:32