Universidades e institutos federais promovem ato contra corte no orçamento de custeio e investimentos

Evento será amanhã (7), às 17h, de forma remota, com transmissão no YouTube oficial da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), junto com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), promovem ato conjunto amanhã (7), às 17h, em forma de coletiva, para externar o cenário de cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal, afetando custeio e investimento das instituições de ensino técnico e superior brasileiras.

O encontro irá ocorrer de forma virtual e vai contar com a participação dos reitores Alfredo Gomes (UFPE), Marcelo Carneiro Leão (UFRPE), Airon de Melo (Ufape), José Carlos de Sá (IFPE) e Maria Leopoldina Camelo (IFSertãoPE). Juntos, na coletiva de Pernambuco, eles irão explicar de que modo a decisão irá afetar o funcionamento de cada instituição. O evento terá ainda transmissão ao vivo pelo canal oficial da UFPE no YouTube

O corte imposto pelo Ministério da Educação (MEC) é bilionário na educação, o que inviabilizará pleno funcionamento no segundo semestre deste ano nas universidades e institutos federais.

Em nota recente, o Consórcio Pernambuco Universitas – formado pela UFPE, UFRPE, Unicap, UPE, Univasf e Ufape –, junto com o IFPE e o IFSertãoPE, classificam como inaceitável e injustificável os cortes orçamentários impingidos às universidades e institutos federais brasileiros. “As medidas atuais ocorrem no momento em que as Universidades e Institutos Federais voltam a funcionar com total presencialidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, condição que demandaria ainda mais investimentos. Agrava-se, com os cortes atuais, a já insuficiente capacidade financeira para assistência aos (às) estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica agravada pela pandemia e pelo desemprego que assola o país”, afirma a nota.

O documento pode ser lido na íntegra aqui.

Data da última modificação: 07/06/2022, 16:32