Universidade Federal de Pernambuco e Universidad de La Habana firmam convênios

Convênio enfoca atividades e programas de investigação de interesse comum do ensino na graduação e pós-graduação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidad de La Habana (Cuba) renovaram, ontem (22), convênio de intercâmbio científico, cultural e educacional. Sob esse guarda-chuva, foi assinado ainda, pela primeira vez, um convênio específico de colaboração científica e cultural entre a UFPE e o Colegio Universitario San Gerónimo de La Habana.

Doutoranda Maite Hernandez é coorientada pelo professor Sergio Raymant

O convênio geral entre as instituições visa a contribuir para a interação de atividades e programas de investigação de interesse comum do ensino nos níveis de graduação e pós-graduação. As modalidades de cooperação incluem atividades de intercâmbio. O atual convênio dá continuidade ao anterior e tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogado.

“O convênio assinado com a Universidad de La Habana sinaliza, a exemplo de tantos outros convênios que foram assinados com outros países latino-americanos, a reaproximação da Universidade Federal de Pernambuco com parceiros estratégicos no sentido de fomentar uma grande aliança de internacionalização numa perspectiva decolonial, numa perspectiva de auxílio mútuo dos países da América Latina como um todo”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz.

Já o convênio específico entre UFPE e Colegio Universitario San Gerónimo de La Habana enfoca a área de “Conservação e Gestão de Patrimônio Cultural: História, Teoria, Restauração, Significância e Intervenção” e disciplinas complementares. O acordo prevê submissão de missões acadêmicas; intercâmbio de estudantes, professores, equipe técnica e/ou administrativa; organização de eventos; troca de documentação e publicações científicas e pedagógicas; e desenvolvimento de programas de ensino. A duração está de acordo com o convênio geral.

Os coordenadores do convênio específico são os professores Natália Miranda Vieira de Araújo (Departamento de Arquitetura e Urbanismo/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE) e Sergio Raymant Arencibia Iglesias (vice-decano de Pesquisa, Pós-Graduação e Colaboração Internacional do Colegio Universitario San Gerónimo de La Habana).

“Temos, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, uma linha de pesquisa de Conservação Integrada. E esse acordo reforça tanto a internacionalização do programa quanto esse conteúdo específico da conservação, ampliando esse diálogo na América Latina”, destacou a professora Natália Miranda Vieira de Araújo, que também integra o Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

A primeira aluna a se beneficiar com essa colaboração é a doutoranda em Desenvolvimento Urbano pela UFPE Maite Hernández Alfonso. Ela é cubana e está sendo orientada pela professora Natália Miranda Vieira de Araújo (Brasil) e coorientada pelo professor Sergio Raymant Arencibia Iglesias (Cuba).

Os documentos relativos aos convênios foram assinados em momentos distintos, nas respectivas universidades, pelos reitores Alfredo Macedo Gomes (UFPE) e Miriam Nicado García (Universidad de La Habana). A última assinatura aconteceu ontem (22), formalizando os acordos.

Data da última modificação: 23/12/2021, 18:48