UFPE e École Nationale Supérieure d’Architecture de Toulouse firmam Protocolo de Intenções

Foto: Passarinho

Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções ocorreu no Gabinete do Reitor

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a École Nationale Supérieure d’Architecture de Toulouse, da França, firmaram Protocolo de Intenções, na manhã de hoje (30), em cerimônia realizada no Gabinete do Reitor da UFPE, no Campus Recife. O documento prevê a cooperação científica, tecnológica e cultural com foco na área de Arquitetura e Urbanismo, além do desenvolvimento de trabalhos conjuntos.

O Protocolo de Intenções foi assinado pelo reitor Alfredo Gomes, e pelo diretor da École Nationale Supérieure d’Architecture de Toulouse, Pierre Fernandez. O acordo visa a promover a cooperação por meio do intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de palestras e simpósios; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, tais como congressos, colóquios e seminários; e promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnico e estudante.

“A celebração de um instrumento como este fortalece as relações internacionais da Universidade e permite que os processos de cooperação na área de pesquisa e ensino, sobretudo de pós-graduação e graduação, possa se materializar. Assim, para a gente é um passo fundamental para consolidar o processo de internacionalização e obviamente fazer pesquisa de qualidade internacional como a Universidade faz em diversas áreas”, afirmou Alfredo Gomes.

De acordo com o professor Pierre Fernandez, o acordo alavanca uma relação já existente entre as duas instituições de ensino superior “porque, até agora, a gente trabalhava muito na base dos intercâmbios e, a partir de agora, a gente trabalha na fase de colaboração e de montar o projeto conjunto, tanto projeto de pesquisa quanto projeto operacional”.

Fernandez também explicou que a cooperação tem dois níveis: o convênio guarda-chuva entre UFPE e Universidade Federal de Toulouse, que é federal no sentido do conjunto das universidades de Toulouse, que será renovado em breve; e os acordos para áreas específicas de conhecimento, a exemplo do protocolo firmado hoje (30) para a área de Arquitetura e Urbanismo.

O documento assinado hoje (30) será operacionalizado mediante a elaboração de projetos/programas específicos. Em cada caso de cooperação, as partes signatárias deverão preparar um programa de trabalho. E para a execução de cada programa de trabalho, será firmado um convênio. O protocolo vigorará por um período de três anos, a partir da data de assinatura.

Data da última modificação: 30/10/2019, 14:16