Notícias Notícias

Voltar

UniVerCiência de amanhã (29) fala sobre inteligência artificial para detectar Covid, tecnologias assistivas e novo biocombustível

Serão apresentadas pesquisas da UFC, UFPB, Uesb e Uesc

Amanhã (29), a partir das 20h30, a TVU (canal 11.1) apresenta o UniVerCiência e neste episódio, será apresentada uma pesquisa sobre tecnologia assistiva, que promove vida independente e inclusão para pessoas com deficiência. O programa vai mostrar também um teste que utiliza a inteligência artificial para a detecção da Covid-19 e uma pesquisa para produção de um novo biocombustível.

Tecnologia assistiva é um termo novo utilizado para identificar todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram três tecnologias com foco em acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. A partir dos estudos constantes, as ferramentas utilizadas, como óculos, bengala e etc, passam também por atualização. Criado em 2019, o Grupo de Tecnologias Assistivas (GTA) da universidade fortalece a política de acessibilidade e é formado por 22 membros das mais diversas unidades acadêmicas da instituição, entre servidores docentes e técnico-administrativos, além de representantes de empresas, movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está desenvolvendo um teste sorológico que utiliza inteligência artificial para diagnóstico de Covid-19. Resultados preliminares obtidos a partir de 100 amostras de soro sanguíneo apresentaram aproximadamente 90% de sensibilidade na detecção do coronavírus. Rápido e de baixo custo, o teste analisa uma pequena quantidade de sangue em um sensor específico que apresenta resultado positivo ou negativo entre 30 e 40 minutos. Outra vantagem do teste rápido é que pode ser realizado no ponto de atendimento ao paciente, sem requerer uma estrutura laboratorial complexa.

Na Bahia, pesquisadores usando células de fungo isolado, realizando diversos procedimentos específicos, criaram uma solução de óleo vegetal para chegar a um novo biocombustível. O trabalho é desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Data da última modificação: 28/06/2021, 19:25