Univerciência apresenta pesquisas sobre solos, arquitetura, Ayahuasca e depressão

Programa tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades e televisões públicas

O programa Univerciência de hoje (15), às 20h30, na TVU (canal 11.1), vai mostrar como o conhecimento científico melhora a vida da população. A equipe visitou um laboratório de análise técnica sobre os solos e mostra uma pesquisa que estuda se o chá de Ayahuasca pode reduzir sintomas da depressão, que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o mal do século XXI. A atração semanal traz ainda um resgate da arquitetura moderna na Bahia.

Você sabe o que é pesquisa científica e qual o impacto dela na sua vida? No episódio, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) explicam como o conhecimento científico melhora a vida das pessoas. A ciência parte de uma série de métodos, estudos, evidências e averiguações que contextualizam tudo aquilo que se busca compreender.

Desde 1995, o laboratório de solos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realiza a análise técnica do solo das propriedades rurais do estado e do norte de Minas Gerais. O espaço faz exame químico e físico das amostras enviadas e orienta a produção. O programa vai mostrar todo o procedimento de análise até a emissão do laudo, que auxilia para que o produtor possa atuar, junto com o técnico, na melhoria do solo.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram um estudo com o chá de Ayahuasca, composto de plantas com efeitos alucinógenos, para investigar a sua relação com a redução dos sintomas da depressão. Usado para fins terapêuticos, crenças espirituais e rituais religiosos, como o xamanismo e o Santo Daime, o chá de Ayahuasca é famoso pela capacidade de induzir modificações intensas na percepção, emoção e cognição. Para além dos rituais religiosos, a Ayahuasca é também a propulsora da pesquisa em torno dos psicodélicos.

O Univerciência vai mostrar ainda a coleção de livros “Arquitetura Moderna na Bahia”, de autoria do professor Nivaldo Andrade. A coleção foi lançada pela editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e conta com cinco volumes. Toda a obra foi baseada na tese de doutorado do autor, que conquistou o prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A edição dos livros surgiu a partir da constatação do professor Nivaldo de que os estudantes baianos estudavam a arquitetura moderna sem qualquer referência arquitetônica das construções da Bahia.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet. O programa também pode ser visto no YouTube da TVE Bahia.

Data da última modificação: 15/06/2021, 16:29