Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Simulação Clínica do HC inaugura Laboratório de Habilidades e Simulação

Espaço está localizado na sala 7, no 3º andar, e é direcionado aos docentes e discentes de graduação, residentes e profissionais do HC

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem feito uma série de investimentos nos espaços de ensino, a fim de oferecer uma maior estrutura e conforto nesses locais. A novidade é a Unidade de Simulação Clínica que passou a contar, recentemente, com um laboratório híbrido com aporte teórico e prático localizado na sala 7, do 3º andar da instituição (antigo curso médico).

O local passou por diversas melhorias e dispõe de dois manequins adultos de alta fidelidade, quatro torsos para treinamento de suporte básico de vida, uma maca, uma cama, um retroprojetor e 15 cadeiras. O objetivo é possibilitar o ensino e aprendizado utilizando cenários simulados visando à experiência prática em um ambiente com qualidade e segurança. O Laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Por meio da Unidade de Simulação Clínica, podemos permitir o ensino e o aprendizado de práticas clínicas tanto relacionadas às habilidades técnicas quanto comportamentais na área da saúde, através de metodologia ativa, utilizando cenários simulados de baixa a alta fidelidade, que proporcionam a reprodução do ambiente da prática real”, explica a chefe da Unidade de Simulação Clínica do HC, Giselle Paiva. Ela acrescenta que a Unidade, além das contribuições para a formação profissional, viabiliza também o cuidado humanizado, seguro e de excelência.

A Unidade de Simulação Clínica faz parte da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e os seus laboratórios são direcionados aos docentes e discentes de graduação (desde que supervisionados por seus professores), residentes e profissionais do HC.

Para utilizar o espaço, é necessário realizar um agendamento, com dez dias úteis de antecedência, através do e-mail unis.hcpe@ebserh.gov.br. Após verificação de disponibilidade, a confirmação será realizada também por e-mail, sendo encaminhado ao solicitante o plano de atividade e normas de utilização dos laboratórios.

As melhorias nos espaços de ensino do hospital universitário têm sido feitas com recursos disponibilizados pela Ebserh, que destinou R$ 500 mil para o HC utilizar em melhorias em salas de aula, estudo, reuniões, auditório e espaços de repouso.

Data da última modificação: 14/04/2021, 17:54