UFRPE e UFPE produzem podcast que promove diálogo entre academia e escolas da rede pública

Educação, história e conversa boa são os motes de um projeto que busca estreitar o diálogo entre a academia e escolas da rede pública de ensino. Lançado no início de setembro, o podcast “No Recreio” é um projeto de extensão da UFRPE e da UFPE voltado a professores e estudantes da Educação Básica, que têm a oportunidade de interagir com pesquisadores de dentro e fora do país. Em sua primeira temporada, o “No Recreio” aborda em seus episódios o Bicentenário da Independência do Brasil – a ser celebrado em 2022 –, sempre numa linguagem acessível, dialógica e divertida.

De acordo com o professor Lucas Victor, do Departamento de Educação da UFRPE, um dos responsáveis pelo projeto, o “No Recreio” busca aproveitar um tipo de mídia que vem sendo cada vez mais no Brasil por diversas gerações e faixas etárias, o podcast. A partir desse formato, o projeto busca popularizar o conhecimento científico e aproximar a universidade do dia a dia das escolas.

“Escolhemos perguntas que emergem das salas de aula, as dúvidas dos professores e dos seus alunos. São assuntos tratados no cotidiano das escolas pernambucanas”, ressalta o pesquisador da UFRPE. Segundo Lucas, a partir dos questionamentos enviados, a equipe do “No Recreio” entra em contato com pesquisadores renomados de universidades brasileiras e estrangeiras, para que possam abordar o tema durante a participação no podcast. A professora Adriana Maria Paulo da Silva, do Centro de Educação da UFPE, integra a iniciativa.

Em seu primeiro número, o “No Recreio” teve como tema “Os insultos impressos na Independência”. Na ocasião, a professora e historiadora Isabel Lustosa, do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, respondeu a questões sobre o trabalho da imprensa no tempo da Proclamação da Independência. A pergunta foi formulada pelo professor Paulo Penna, que leciona no Instituto Princesa Isabel, em Paulista, e na Escola General Abreu e Lima, situada em Abreu e Lima.

Nomes importantes na História como João Pimenta (USP), Lúcia Bastos (UERJ) e Kenneth Maxwell (Harvard) estão previstos para as próximas edições do No Recreio. Além de Lucas Victor, participam da equipe do “No Recreio” a professora Adriana Maria Paulo da Silva, do Centro de Educação da UFPE, e André Matheus Santiado da Silva, discente da UFRPE.

A edição está disponível nas principais plataformas de streaming e pode ser ouvida por qualquer pessoa, via smartphone ou por meio do computador pessoal. No Spotify, o podcast pode ser ouvido aqui.

Data da última modificação: 21/09/2021, 15:01