UFPE tem pontos de arrecadação para receber doações de materiais para limpeza do óleo nas praias

Voluntários da UFPE também têm saído do Campus Recife para participar das ações de limpeza do óleo nas praias

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está arrecadando, no Campus Recife, doação de materiais que serão utilizados para retirada do óleo que atinge as praias pernambucanas.  E também, desde segunda-feira (21), voluntários da UFPE têm saído do Campus Recife para participar das ações de limpeza do óleo nas praias. Membros da comunidade acadêmica – professores, técnicos administrativos ou estudantes – podem fazer parte da ação. Os ônibus saem de segunda a sexta-feira, às 9h, em direção às praias que necessitam de voluntários, de acordo com informações da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Há 45 vagas, preenchidas por ordem de chegada. Mais informações podem ser obtidas no EducaOcean, projeto de extensão do curso de Oceanografia, ou no Diretório Acadêmico de Oceanografia

Além disso, alunos do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) organizam um mutirão para contribuir com o trabalho nas praias do estado, no sábado (26), saindo às 7h de Vitória de Santo Antão.

CAMPUS RECIFE – O Museu de Oceanografia da UFPE está recebendo doações de equipamentos de proteção individual (EPIs). O horário vai das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

As doações também podem ser feitas nos Diretórios Acadêmicos do Centro de Biociências (CB): DABio (Ciências Biológicas – Bacharelado), DACam (Ciências Biológicas – Ciências Ambientais), DABiolic (Ciências Biológicas – Licenciatura), DABiom (Biomedicina), de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. Os horários de funcionamento dos DAs variam, mas sempre há um diretório acadêmico aberto em algum dos turnos. Os quatro DAs estão localizados no mesmo local, em frente à Área de Convivência do CB. Podem ser doados materiais como galochas, luvas de borracha, sacos de lixo de 100 litros, máscaras, redes, pás de lixo, óleo de cozinha para remover os resíduos da pele dos voluntários e água.

O Departamento de Hotelaria e Turismo também está recebendo doações de EPIs e outros materiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. No hall de entrada do departamento, encontra-se uma caixa identificada para a arrecadação. Podem ser doados produtos como luvas PVC, chapéu/boné/viseira, máscaras com filtro, galochas, sacos de ráfia, protetor solar, baldes, ciscadores, pás de construção, óleo de cozinha, água mineral e lanches.

Outro ponto de arrecadação de EPIs é o Diretório Acadêmico (DA) do curso de Ciências Econômicas. O DA fica no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e o horário de atendimento é das 8h às 21h.

O Centro de Informática (CIn) está recebendo equipamentos de proteção individual (EPI) como luvas grossas, botas, máscaras e protetor solar, além de pás, sacos de ráfia, água mineral, alimentos não perecíveis e óleo de cozinha para remover os resíduos da pele dos voluntários. No CIn, é somente deixar o material na caixa que se encontra próxima à recepção do bloco A.

A Associação de Docentes da UFPE (Adufepe), em parceria com a Prefeitura do Recife e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, também está recebendo doações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entre os materiais que as organizações recebem estão EPIs – como galochas, luvas de borracha e máscara – pás de lixo, sacos de ráfia, além de água mineral, alimentos não-perecíveis e óleo de cozinha.

CAV – Os estudantes do CAV, além do mutirão que vão realizar no sábado (26), saindo às 7h de Vitória de Santo Antão, estão recebendo doações de materiais como luvas de borracha, pás, galochas, baldes e sacos de lixo grossos e realizando um financiamento coletivo por meio do Instagram para arrecadar recursos e viabilizar a compra dos utensílios.

Museu de Oceanografia

DABio UFPE