UFPE tem medalhista e menções honrosas na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química 2021

Luccas de Moura Ribeiro, estudante de Engenharia Química, conquistou duas medalhas, uma de prata na classificação geral e uma de bronze em Físico-Química

A Universidade Federal de Pernambuco teve bom desempenho na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (Obesq) 2021. O aluno Luccas de Moura Ribeiro, do 10º período da graduação em Engenharia Química, conquistou duas medalhas, sendo uma de prata na classificação geral e uma de bronze em Físico-Química. A solenidade de premiação foi realizada, no dia 3 deste mês, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. Na competição, outros três alunos da UFPE receberam Menção Honrosa.

“Estar entre os medalhistas da Obesq, representando a UFPE, foi uma experiência muito marcante para mim. Não consigo descrever com palavras o que senti ao ver o resultado da premiação. Foi um momento de realização pessoal muito grande”, comemorou Luccas, que participou da Obesq pela primeira vez. “Hoje tenho apenas gratidão à UFPE, ao curso e aos professores por me ajudarem a seguir os meus sonhos como futuro engenheiro químico”, completou.

Na medalha de bronze de Físico-Química, o estudante foi o terceiro colocado geral (os três participantes com maiores notas foram os medalhistas nesta categoria). Já na medalha de prata da classificação geral, Luccas foi o 5º colocado (nesta categoria, os 12 estudantes com maiores notas foram medalhistas, sendo as medalhas de prata do 3º ao 6º lugares).

Para ele, os anos de estudo na UFPE formaram a base principal de sua preparação para a olimpíada. “Tenho muito orgulho de hoje estar na reta final da minha graduação e muito orgulho da profissão que escolhi. Durante a minha graduação, fui orientado por professores que foram muito mais do que docentes para mim e que me inspiraram a ser o melhor profissional que posso ser. Sou muito grato pela amizade e orientação destes professores que tanto me acolheram e incentivaram”, destacou.

Na olimpíada, realizada em formato virtual, os alunos passaram por três fases de provas: a primeira foi estadual, e as seguintes foram nacionais (as fases II e III aconteceram em outubro). Foram avaliados conhecimentos de Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Inorgânica.

MENÇÃO HONROSA – Os alunos de Engenharia Química da UFPE Gabriel Braga de Albuquerque Maranhão, Gabryel de Sá Magalhães Vieira e José Matheus da Silva Nascimento também obtiveram um bom resultado na Obesq. Eles receberam Menção Honrosa na competição.

Data da última modificação: 09/12/2021, 15:49