Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- UFPE tem 85 integrantes no ranking dos 10 mil principais cientistas do mundo
Notícias Notícias
UFPE tem 85 integrantes no ranking dos 10 mil principais cientistas do mundo
No âmbito latino-americano, o Brasil figura com 7.656 pesquisadores, ocupando a 1ª colocação na região

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conta com 85 integrantes no ranking dos 10 mil principais pesquisadores relacionados no World Scientist and University Rankings 2021. Com isso, a UFPE ocupa 17ª Colocação no Brasil e 21ª na América Latina. No âmbito latino-americano, o Brasil figura com 7.656 pesquisadores, ocupando a 1ª colocação na região.
O World Scientist and University Rankings 2021 é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.
Desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döger, o ranking usa os valores totais e dos últimos cinco anos do índice i10 e mostra a classificação de um cientista individual por 12 assuntos – Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outros.
O ranking inclui quase 200 países, mais de 11.900 universidades e quase um milhão de acadêmicos. Na América Latina, foram avaliadas 543 instituições, estando a USP em primeiro lugar, com 2.134 pesquisadores.