UFPE subiu duas posições entre as universidades brasileiras no ranking ARWU 2020

As melhores instituições colocadas do Brasil são a USP, a Unesp e a Unicamp

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está classificada entre as posições 801ª e 900ª na lista das 1.000 melhores instituições de Ensino Superior do mundo, do Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2020, publicação anual divulgada hoje (19) pelo Center for World-Class Universities (CWCU). A UFPE subiu de posição em relação às suas congêneres no Brasil e hoje está atrás apenas de 13 universidades brasileiras. No ano passado, essa colocação era a 16ª. O ranking é reconhecido como um dos mais respeitados do mundo.

As instituições mais bem colocadas do Brasil são a USP, que figura entre a 101ª e 150ª posições, e a Unesp e Unicamp, classificadas no intervalo das posições 301 e 400. Em seguida, vêm a UFMG, UFRJ e a UFRGS, que se situam no grupo compreendido entra as colocações 401 e 500. Ainda se tratando das instituições nacionais, nas posições 601ª e a 700ª estão a UFPR e a Unifesp. No universo compreendido entre a 701ª e a 800ª colocações estão, ainda, a UFSC, UFSCar, a UFF e a UnB. Apenas 22 universidades brasileiras aparecem no ranking.

As primeiras 100 instituições no ranking são classificadas individualmente e as demais em intervalos e, dentro do intervalo, são organizadas em ordem alfabética.

O ARWU usa seis indicadores objetivos para classificar universidades mundiais, incluindo o número de ex-alunos e funcionários vencedores de prêmios Nobel e medalhas de campo, número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Clarivate Analytics, número de artigos publicados em periódicos da Nature and Science, número de artigos indexados em Science Citation Index – Expanded and Social Sciences Citation Index e desempenho per capita de uma universidade. Mais de 1.800 universidades são realmente classificadas pelo ARWU a cada ano e as 1.000 melhores são publicadas.

Data da última modificação: 20/08/2020, 16:04